Opinião

Combater a precariedade laboral

Tanto o aumento da TSU para legitimar a precariedade laboral, como a sua descida para premiar aquilo que são as obrigações patronais, convergem no mesmo objectivo de beneficiar os patrões, principalmente as grandes empresas.

Por Armando Farias
Armando Farias

Processo de paz em perigo na Colômbia

Esta noite, milhares de mulheres e homens vão agarrar em tachos e panelas para fazerem um ruidoso protesto na principal das praças de Bogotá. A palavra que ressoa na cabeça de todos os guerrilheiros que entregaram a sua arma à ONU há poucos meses é só uma: traição.

Por Bruno Carvalho
Bruno Carvalho

A degustação das artes e da cultura

Uma app que facilitasse e desse dimensão internacional a jantares e festas no Panteão, nos Jerónimos, no Convento de Cristo, etc., transportados pelos carros voadores da Uber. A startup estava condenada ao sucesso, acabavam-se as discussões.

Por Manuel Augusto Araújo
Manuel Augusto Araújo

Os enigmas da purga monstruosa na Arábia Saudita

Se, regra geral, é difícil decifrar as diplomacias árabes e os seus efeitos, a tarefa transforma-se num enigma de grau muito mais elevado em plena purga política e religiosa atingindo a casta dirigente da Arábia Saudita, o mais poderoso e influente país árabe.

Por José Goulão
José Goulão

Proteção Civil e Incêndios Florestais, que futuro?

Do passado recente fica o registo mediático de que a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) sofre de doença comatosa quer quanto à Organização dos Serviços quer quanto à Administração dos fundos públicos (relatório do Tribunal de Contas à auditoria ali realizada em 2016).

Por Jorge Aires
Jorge Aires

Os media e as armas nucleares

Independentemente de quem possui as armas nucleares, não há a menor dúvida de que constituem uma ameaça real à segurança e ao futuro da humanidade.

Por Alfredo Maia
Alfredo Maia

O cinema está morto. Viva o cinema

Romper com o texto implica abdicar do hábito de contar histórias. Acabar com a tirania do ator pressupõe assumir que o ator não é essencial ao cinema.

Por Marta Pinho Alves
Marta Pinho Alves

Temos uma excessiva «carga» fiscal?

O argumento da despesa em excesso serve sobretudo os que defendem um Estado menor, que no fundo é um Estado menor para os trabalhadores e os cidadãos em geral.

Por Fernando Marques
Fernando Marques