Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|descentralização

Câmara de Palmela admite não haver condições para assegurar acção social

A autarquia aprovou o adiamento da assunção de competências na área da Acção Social, porque pacote financeiro é «insuficiente» e «distante» das necessidades efectivas, e aguarda decisão da Assembleia Municipal. 

Câmara Municipal de Palmela
Créditos / Diário da Região

Foi na reunião pública desta quarta-feira que a autarquia aprovou, por unanimidade, submeter à aprovação da Assembleia Municipal a deliberação de prorrogar o prazo de transferência das competências no domínio da Acção Social até 3 de Abril.

«Reafirmando os fundamentos das deliberações já tomadas em 2018, 2020, 2021 e 2022 sobre este assunto, o Município decidiu adiar a descentralização de competências, por considerar que estas não correspondem às necessidades efectivas das populações e à realidade das autarquias locais, correspondendo a um subfinanciamento do Poder Local e retirando responsabilidades ao Poder Central», lê-se num comunicado da Câmara Municipal de Palmela, no distrito de Setúbal. 

A autarquia explica que, ao longo de 2022, consultou e dialogou com as instituições particulares de solidariedade social (IPSS), tendo daí concluído que o pacote financeiro «é insuficiente e distante das necessidades reais», admitindo dificuldades em implementar «um serviço que deve disponibilizar uma resposta de qualidade junto daquelas/es que se encontram em situação de vulnerabilidade social».

Em 29 de Dezembro, foi publicado o Decreto-Lei n.º 87-B/2022, que altera a transferência de competências para as autarquias locais e para as entidades intermunicipais no domínio da Acção Social, no seguimento do acordo sectorial de compromisso, negociado entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), e do qual resultou nova prorrogação da data para a transferência. Imediatamente após ter protagonizado o voto contra no Conselho Directivo da ANMP, Alfredo Monteiro admitia ao AbrilAbril que a descentralização da acção social era geradora de desigualdades e uma ameaça aos trabalhadores. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui