Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Reino Unido

Governo britânico vai taxar lucros das petrolíferas para aliviar custo de vida

A medida temporária vinha sendo reivindicada pelos trabalhistas. O imposto extraordinário sobre o sector petrolífero deverá angariar 5900 milhões de euros no primeiro ano, segundo estimativas do Governo.

Créditos / CC0

Depois de vários meses a resistir à proposta da oposição, o ministro das Finanças, Rishi Sunak, revelou no Parlamento que os lucros das empresas de petróleo e gás vão pagar «temporariamente» 25% de imposto até os preços da energia descerem para «níveis mais normais», apesar de conceder também um alívio fiscal de 90% para empresas que invistam na extracção de petróleo e gás no Reino Unido. 

O Governo estima que este novo imposto angarie 5000 milhões de libras (5900 milhões de euros) nos primeiros 12 meses, valor que ajudará a financiar um pacote de apoio de 15 mil milhões de libras destinado às famílias que lutam contra o aumento do custo de vida.

Durante uma declaração no Parlamento, Sunak justificou este conjunto de medidas com a necessidade de ajudar os britânicos com o aumento da inflação, que subiu para 9% em Abril, o mais alto em 40 anos, acrescentando estar a avaliar a escalada dos lucros excedentários gerados pelo sector da energia. 

Assim, duplicou para 400 libras (470 euros) o desconto oferecido pelo Governo nas contas da energia doméstica a todas as famílias britânicas no próximo ano, valor que, ao contrário do inicialmente previsto, não terá de ser reembolsado ao Estado. 

Oito milhões de famílias com rendimentos baixos vão ainda receber adicionalmente um pagamento único de 650 libras (763 euros), e aposentados e pessoas com deficiência vão beneficiar de mais apoios, revelou o governnante.

Este novo pacote de apoio de 15 000 milhões de libras (18 000 milhões de euros) aumenta para 37 000 milhões de libras (43 500 milhões de euros) o valor desembolsado este ano pelo Executivo para ajudar os britânicos com o aumento de custo de vida. 

O regulador de energia Ofgem alertou na terça-feira que o tecto do preço da energia deverá aumentar mais de 40% em Outubro, o que poderá acrescentar 800 libras (mais de 930 euros) por ano às contas de uma família com um consumo médio.


Com agência Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui