Os Massive Attack, banda de de trip hop oriunda de Bristol, fizeram ontem uma publicação nas redes sociais na qual anunciaram a criação de uma plataforma para artistas que criticam o genocidio realizado por Israel em Gaza. Na criação, além da banda inglesa, estão também os Kneecap, os Fontaines DC e Brian Eno, todos vocais relativamente à Palestina.
Segundo a publicação, os artistas com posicionamentos pró-Palestina têm sido «sujeitos a várias intimidações». Segundo os mesmos, as pressões são também legais através de organismos organizados como o UK Lawyers for Israel, uma associação de advogados criada para defender os interesses sionistas e que denunciou a banda Bob Vylan à polícia por um cântico contra as Forças de Defesa de Israel.
Para os Massive Attack e restantes artistas, as tentativas de condicionamento surgem também dentro da própria indústria musical e são «concebidas exclusivamente para censurar e silenciar os artistas de falarem o que lhes vai no coração e na cabeça».
«Tendo resistido a estas campanhas de tentativa de censura, não ficaremos parados e permitiremos que outros artistas - particularmente aqueles em fases iniciais das suas carreiras ou noutras posições de vulnerabilidade profissional - sejam ameaçados de silenciamento ou de cancelamento da carreira.», pode ler-se no comunicado.
Importa relembrar que além dos Bob Vylan, também Mo Chara, integrante dos Kneecap, está neste momento a ser julgado por terrorismo, uma acusação que, segundo a defesa, é política, uma vez que o grupo de hip-hop tem sido activo na solidariedade com a Palestina, além de denunciar a ocupação inglesa na Irlanda do Norte.
O objectivo da plataforma é, deste modo, ajudar os artistas com consciência política e voz a poderem expressar livremente a sua opinião. Ao The Guardian, os Massive Attack disseram que «esta acção colectiva visa, na realidade, oferecer algum tipo de solidariedade aos artistas que vivem dia após dia num genocídio do tempo de ecrã, mas que estão preocupados em utilizar as suas plataformas para expressar o seu horror devido ao nível de censura dentro da sua indústria ou de organismos legais externos altamente organizados, que os aterrorizam e às suas equipas de gestão com acções legais agressivas. A intenção é clara e óbvia: silenciá-los».
Os artistas interessados na plataforma podem enviar um email para: [email protected].
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui