Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|ANMP

Póvoa de Varzim: sair da ANMP em nada ajuda na luta contra a descentralização

Vários autarcas do PSD ameaçaram romper com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP). Exigem uma postura mais crítica com a transferência de competências que o PS e o próprio PSD promoveram em 2018.

Rui Rio, acompanhado pelo actual presidente da Câmara Municipal da Póvoa do Varzim, Aires Pereira, durante uma arruada do PSD para as eleições autárquicas de 2021. Póvoa de Varzim, 21 de Setembro de 2021 
Rui Rio, acompanhado pelo actual presidente da Câmara Municipal da Póvoa do Varzim, Aires Pereira, durante uma arruada do PSD para as eleições autárquicas de 2021. Póvoa de Varzim, 21 de Setembro de 2021 CréditosJosé Coelho / Agência Lusa

À margem de um debate promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim (CMPV) sobre a descentralização de competências e a regionalização, Aires Pereira, presidente do município eleito pelo PSD, expôs os motivos que o levam a ponderar abandonar a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP): «Não nos revemos na forma como se tem posicionado e como tem negado a necessidade de haver um reforço de verbas que defenda a sustentabilidade do processo».

«Estamos a ponderar a saída da Póvoa de Varzim da associação», assumiu o autarca. A decisão de Rui Moreira, apoiada pelo PSD no Porto, está a criar uma vaga de fundo junto dos autarcas sociais-democratas: «A Trofa está seriamente a pensar e a começar a encetar os procedimentos para também sair», assegurou Sérgio Humberto, eleito pelo PSD/CDS-PP; José Manuel Silva, eleito por uma coligação liderada pelo PSD, em Coimbra, entende que a «ANMP não tem defendido os interesses dos municípios».

É agora o próprio PSD que, depois das loas ao processo de transferência de competências, defendendo-o em centenas de reuniões camarárias, municipais e de freguesia, o denuncia por ser um projecto «mal negociado e mal conduzido».

Em comunicado, a Comissão Concelhia da Póvoa de Varzim do PCP relembra ter criticado, «desde o primeiro momento», a decisão tomada pelo Governo PS «em conluio com o PSD». Na prática, o que estes dois partidos acordaram foi um «acto de desresponsabilização do Estado» que acentuou «injustiças e desigualdades».

«A descentralização é indissociável da autonomia do Poder Local e não pode tratar-se de um mero processo de transferir tarefas para as autarquias, tornando iniludível uma visão que quer transformar municípios e freguesias em meras repartições dos ministérios».

A postura que os municípios do PSD (ou com o apoio do PSD) estão agora a assumir, ao promover uma debandada da ANMP, é «contraproducente», consideram os comunistas. É um factor «negativo para o município e para a necessária resistência» que as autarquias têm de travar para «exigir um verdadeiro processo de descentralização que tenha na regionalização o elemento orientador».

É de «extrema importância a organização dos municípios no combate a uma medida extremamente gravosa para a saúde financeira das autarquias e, por sua vez, para os utentes», defende o PCP, que considera ser «determinante» a presença de um município como a Póvoa de Varzim, ou Coimbra, na Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui