Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|incêndios florestais

Autarquia de Palmela garante 201 mil euros para recuperar área ardida

Embora os 415 hectares ardidos em 2022 não fossem suficientes para obter grandes apoios do Estado, as diligências institucionais feitas pelo município de Palmela garantiram 201 mil euros para recuperar esta área.

Rescaldo do incêndio no concelho de Palmela, com uma área ardida de 415 hectares. 13 de Julho de 2022 
Rescaldo do incêndio no concelho de Palmela, com uma área ardida de 415 hectares. 13 de Julho de 2022 CréditosRui Minderico / Agência Lusa

Numa primeira apreciação, Palmela não cumpria os critérios mínimos para ser contemplada pelo programa de apoio do Fundo Ambiental e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A área ardida (415 hectares) nos incêndios de Julho de 2022, que chegaram a ameaçar o castelo, não eram suficientes para alcançar o apoio (era necessário um mínimo de 500 hectares destruídos pelas chamas).

No entanto, «na sequência do relatório apresentado e das diligências institucionais realizadas pela Câmara Municipal de Palmela (CMP), junto da Administração Central», ficou decidida a atribuição do apoio, a título excepcional, pela importância da zona, que incluiu parte do Parque Natural da Arrábida.

O Contrato-Programa foi assinado na início do mês de Fevereiro, numa cerimónia em que estiveram presentes representantes da autarquia, na figura do presidente Álvaro Amaro (eleito pela CDU), e o secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino. 

Num valor máximo de 201 mil euros, o protocolo contempla diversas operações no terreno, algumas já executadas pela CMP: «a beneficiação da rede viária, substituição de sinalização danificada, recuperação de pontos de água, remoção de material florestal, instalação de faixas de protecção e o controlo de espécies invasoras», entre outras.

O município já apontou a «erosão do solo e a contenção de bermas» como uma das mais importantes áreas de intervenção para os próximos meses.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui