|atletismo

Pichardo: de ouro em ouro, atleta volta a ser homenageado pela autarquia de Setúbal

Homenagem pública da Câmara Municipal de Setúbal (CMS) ao atleta Pedro Pablo Pichardo, pela conquista do título mundial do triplo salto, terá lugar a 3 de Agosto, no Complexo Municipal de Atletismo.

Para além do ouro de Pichardo, Hugues Fabrice Zango (Prata) do Burkina Faso e Yaming Zhu (Bronze), da China, compuseram o pódio do Triplo Salto nos Campeonatos do Mundo de Atletismo de Eugene 2022. 
Para além do ouro de Pichardo, Hugues Fabrice Zango (Prata) do Burkina Faso e Yaming Zhu (Bronze), da China, compuseram o pódio do Triplo Salto nos Campeonatos do Mundo de Atletismo de Eugene 2022. CréditosRobert Ghement / EPA

Na madrugada do dia 24 de Julho, Pedro Pablo Pichardo, atleta português do Sport Lisboa e Benfica, saltou 17,95 metros no primeiro ensaio da final triplo salto, em Eugene, nos Estados Unidos da América, onde decorreu o Campeonato do Mundo de Atletismo de 2022.

E tudo o atleta levou: Para além da medalha de ouro, Pichardo conseguiu a melhor marca mundial do ano, juntando o recém-conquistado título mundial ao ouro olímpico conquistado há um ano, nos Jogos de Tóquio 2020 e ao título de vice-campeão mundial em pista coberta, na Sérvia, já em 2022.

O salto realizado nas competições de Eugene 2022, ficou a poucos centrímetros da melhor marca alcançada pelo atleta: em 2015, saltou 18,08 metros em Havana, Cuba, num recorde pessoal que é, também, a sétima melhor marca de todos os tempos no triplo salto. Em toda a história da modalidade, apenas seis atletas conseguiram ultrapassar a marca dos 18 metros, num total de 14 ocasiões (duas delas atingidas por Pichardo).

Pedro Pichardo dedicou a mais recente vitória ao pai e treinador, Jorge Pichardo, à família, ao Sport Lisboa e Benfica, a Portugal e também a duas câmaras municipais do distrito de Setúbal, Palmela e Setúbal: «pelo apoio que tem recebido na cidade [Setúbal] onde encontra as condições de treino para uma carreira de sucesso, e Palmela, o concelho onde reside», refere o comunicado da CMS.

O presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, transmitiu as felicitações da autarquia por mais uma conquista, que, nas suas palavras, «muito honra o Concelho de Palmela e inspira as/os nossas/os jovens atletas». Para além da Medalha Municipal de Mérito, grau Ouro, atribuída a 1 de Junho de 2021, o atleta é padrinho, em Palmela, do Centro Municipal de Marcha e Corrida de Pinhal Novo.

A homenagem pública ao atleta, organizada pela Câmara Municipal, terá ligar no dia 3 de Agosto de 2022, quarta-feira, no Complexo Municipal de Atletismo, onde Pichardo treina diariamente. A cerimónia, de entrada gratuita, tem início às 18h.

Tópico