|Venezuela

Presidente venezuelano faz anúncio em cerimónia militar

Maduro declara «contido e derrotado» plano golpista

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou que foi travado um plano que visava justificar um golpe de Estado e a intervenção externa no país, ontem, numa cerimónia militar em Caracas.

Nicolás Maduro
Créditos

De acordo com Maduro, o plano entretanto neutralizado passava pela provocação de incidentes no Leste da capital, com o objectivo de instigar confrontos e vítimas, de maneira a criar um clima de «comoção». Em simultâneo, um grupo de militares venezuelanos estariam a preparar uma «traição», apelando à concretização de um golpe de Estado e à intervenção externa na Venezuela.

Este sábado, Maduro afirmou que o plano consistia em «várias etapas», numa «cadeia de acontecimentos que estavam previstos de segunda-feira até sábado [ontem]».

O chefe de Estado disse ainda ter sido detectado pelas autoridades um «centro de operações» que estará a ser utilizado pela oposição venezuelana para «sabotar a plataforma informática» do Conselho Nacional Eleitoral e impedir a eleição da Assembleia Nacional Constituinte, agendada para 30 de Julho.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui