Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Palestina

Vaga de ataques de colonos israelitas contra palestinianos na Cisjordânia

Centenas de colonos israelitas, protegidos por militares, realizaram ataques contra a população palestiniana e as suas propriedades, nos últimos dois dias, em vários pontos da Cisjordânia ocupada.

Um palestiniano passa por um objecto a arder após o ataque de colonos israelitas em Turmus Ayya, a nordeste de Ramallah, a 21 de Junho de 2023 
Um palestiniano passa por um objecto a arder após o ataque de colonos israelitas em Turmus Ayya, a nordeste de Ramallah, a 21 de Junho de 2023 Créditos / PressTV

Ontem à noite e esta madrugada, centenas de colonos israelitas extremistas atacaram os palestinianos na província de Ramallah, nomeadamente à entrada da aldeia de Beitin (junto a à cidade de al-Bireh), indica a agência Wafa.

Na aldeia de Deir Dibwan, nas imediações de Ramallah, grupos de jovens palestinianos fizeram frente a colonos armados que tentavam entrar na localidade e obrigaram-nos a retroceder.

Como noutros locais, o Exército israelita serviu ali como linha de apoio aos colonos extremistas, tendo disparado fogo real e latas de gás lacrimogéneo contra os jovens palestinianos.

Segundo refere a Wafa, um jovem foi atingido por um disparo no peito e dezenas sofreram efeitos de asfixia.

Na localidade de Sinjil, também se registaram fortes confrontos entre a população palestiniana e centenas de colonos armados, que atacaram as casas à pedrada, sob a protecção do Exército.

O mesmo se passou em Umm Safa, a norte de Ramallah, e em Jalud, a sul de Nablus. Nesta última localidade, o Crescente Vermelho palestiniano informou que um dos seus membros foi ferido a tiro no abdómen pelas forças israelitas.

A Wafa dá conta de ataques de colonos em Silwan (Jerusalém Oriental ocupada) ou em al-Fahs, a sul de Hebron (al-Khalil), entre muitos outros na Margem Ocidental ocupada.

Refere ainda que, na localidade de Urif, a sul de Nablus, um grupo de colonos extremistas atacou a escola e a mesquita local, onde destruíram o Corão.

Estes ataques seguem-se aos que tiveram lugar, na quarta-feira, na localidade de Turmus Ayya, a nordeste de Ramallah, onde dezenas de casas e carros foram incendiados por colonos israelitas, com a protecção do Exército.

Um jovem de 27 anos foi morto a tiro pelas forças de ocupação quando fazia frente aos ataques dos colonos, indica a Wafa.

Esta nova vaga de ataques de colonos extremistas ocorre na sequência de um ataque perpetrado pela resistência palestiniana junto a uma bomba de gasolina nas imediações do colonato ilegal de Eli, na Cisjordânia ocupada. Quatro colonos foram mortos e outros quatro ficaram feridos.

Este ataque, por seu lado, seguiu-se à operação de grande envergadura levada a cabo pelas forças israelitas, na segunda-feira passada, em Jenin. Pelo menos, seis palestinianos foram mortos e quase cem ficaram feridos.

De acordo com as autoridades palestinianas, há na Margem Ocidental e em Jerusalém Oriental ocupadas 285 colonatos ilegais, onde vivem mais de 750 mil colonos israelitas.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui