Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Palestina

Tropas israelitas matam dois palestinianos perto de Jenin

As forças israelitas mataram dois palestinianos e feriram três num raide nocturno na localidade de Kafr Dan, no Norte da Cisjordânia ocupada, onde fizeram explodir três apartamentos.

As forças de ocupação israelitas prendem um palestiniano na Margem Ocidental ocupada (imagem de arquivo)
As forças de ocupação israelitas prendem um palestiniano na Margem Ocidental ocupada (imagem de arquivo) Créditos / Middle East Monitor

Em comunicado, o Ministério palestiniano da Saúde informou que Mohammad Samer Houshieh, de 22 anos, foi morto ao ser atingido pelas forças israelitas com um disparo no peito, e que Fouad Mahmoud Abed, de 25, faleceu ao ser atingido na barriga.

Um dos três feridos encontra-se em estado grave, precisou ainda o texto do Ministério, a que a agência Wafa faz referência.

De acordo com a fonte, um grande contingente militar israelita entrou ontem à noite em Kafr Dan, a oeste de Jenin, com o intuito de garantir a demolição das casas de familiares directos de dois palestinianos que haviam sido mortos em 14 de Setembro do ano passado, durante um ataque ao posto de controlo militar de Jalama, no qual foi também morto um soldado israelita.

Recorde-se que as autoridades israelitas advogam a política de destruição de edificações pertencentes de palestinianos autores de ataques e seus familiares – uma prática que é condenada como «punição colectiva» tanto pelas autoridades palestinianas como por grupos de defesa dos direitos humanos.

A Wafa refere que se registaram confrontos em Kafr Dan e que os soldados israelitas abriram fogo, matando os jovens palestinianos referidos e ferindo três, antes de fazerem explodir três apartamentos e de deixarem 13 pessoas sem tecto.

De acordo com os dados recolhidos pela agência, as forças israelitas mataram 224 palestinianos em 2022 – 52 dos quais na Faixa de Gaza e os restantes da Margem Ocidental ocupada.

No sábado, o portal Middle East Eye publicou uma peça em que afirma que 2022 foi o ano mais mortífero para os palestinianos desde a Segunda Intifada, que terminou em 2005.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui