Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|reivindicações

Trabalhadores da Autoeuropa apresentam ultimato à empresa

Centenas de trabalhadores da Autoeuropa aprovaram, por unanimidade, em plenário, uma resolução a apresentar ao patronato: «caso a situação se mantenha sem alterações significativas», o próximo passo é a luta.

CréditosMário Cruz / Agência Lusa

A resolução aprovada nos quatro plenários realizados entre os dias 25 e 26 de Maio pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul/CGTP-IN), abrangendo centenas de trabalhadores de diferentes horários de trabalho foi, ontem, entregue à administração da Autoeuropa, contendo «medidas concretas para combater o agravamento das condições de trabalho».

O alerta que a Comissão Sindical do SITE Sul fez chegar à empresa não deixa margem para dúvidas. Na ausência de uma resposta concreta aos problemas levantados pelos trabalhadores, como foi o caso do abaixo-assinado entregue em Julho de 2022, com cerca de duas mil assinaturas, serão convocados «novos plenários para discutir as formas de acção necessárias para que se atinjam os resultados pretendidos».

Entre as muitas propostas dos trabalhadores, destaca-se, no que toca ao processo laboral: o reforço efectivo das equipas, recorrendo a novos trabalhadores com contrato permanente; o balanceamento das estações, no sentido de abrir novas estações, para reduzir as cargas de trabalho; o investimento em novos equipamentos para manipular peças e cargas pesadas (manipuladores, guinchos e outros), para diminuir as cargas de trabalho nas estações, garantindo sempre os respectivos postos de trabalho e reduzir as velocidades da linha e aumentar os tempos de ciclo, sempre que se verifiquem quebras de mix.

No que toca à melhoria das condições dos trabalhadores da Autoeuropa, é exigida a entrada em funcionamento, imediata, de um gabinete de apoio psicológico e psiquiátrico; o esforço da empresa «junto das entidades competentes (Governo, Ministério do Trabalho e grupos parlamentares), para que seja reconhecido o desgaste rápido na fabricação automóvel»; aumentar as pausas para 15 minutos e fazer os «investimentos necessários para aumentar a capacidade produtiva da fábrica», preservando todos os postos de trabalho, no sentido de «eliminar a rotação de turnos 4-1-4, considerando a redução do horário semanal, para as 35 horas semanais, e reduzindo a penosidade do horário AE19».

O SITE Sul, em comunicado, assume o compromisso de continuar a manter os trabalhadores informados e envolvidos, para que, sempre que necessário, «se possam pronunciar coletivamente sobre o que fazer caso a administração mantenha a sua postura de desvalorizar os trabalhadores, as suas decisões e reivindicações».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui