Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|negociações

Propostas da Autoeuropa rejeitadas «de forma clara e inequívoca»

Aos trabalhadores da Autoeuropa não escaparam os verdadeiros desígnios das propostas negociais da empresa. O acordo a três anos significa «mínimos garantidos abaixo dos 40 euros», alerta o SITE Sul/CGTP.

Concentração de dezenas de trabalhadores da Autoeuropa no primeiro de dois dias de greve na empresa, em luta por melhores salários e condições de trabalho. 
Concentração de dezenas de trabalhadores da Autoeuropa no primeiro de dois dias de greve na empresa, em luta por melhores salários e condições de trabalho. Créditos / SITE Sul

«Pela luta dos trabalhadores, no processo do aumento extraordinário dos salários em 2022, com efeitos a Janeiro de 2023, foi alcançado um mínimo de 80 euros», destaca o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul/CGTP-IN). Não é, portanto, de admirar que os trabalhadores, nos quatro plenários realizados nos dias 12 e 13 de Março, tenham rejeitado firmemente a proposta patronal que lhes oferece metade disso ao longo dos próximos três anos.

A proposta da administração da Autoeuropa, do Grupo Volkswagen, está muito aquém das possibilidades de uma empresa que, em 2023, teve lucros de mais de 11 mil milhões de euros. As propostas apresentadas para 2025 e 2026, com mínimos de 2% e 2,3%, respectivamente, «representam um retrocesso, pois significam mínimos garantidos abaixo dos 40 euros» anuais.

No comunicado, enviado ao AbrilAbril, o sindicato saúda os trabalhadores «pela sua participação, determinação e firmeza nos quatro plenários de 12 e 13 de Março, onde a resposta ao resultado da negociação do Caderno Reivindicativo foi dada de forma clara e inequívoca». «Prever 0,5% acima da inflação é insuficiente e não representa nenhum ganho» para os trabalhadores, muito menos permite, sequer, uma recuperação efectiva do poder de compra, não reflectindo os ganhos, fruto da produtividade, da VW Autoeuropa.

O SITE Sul reivindica «a retoma das negociações», para melhorar significativamente a contraproposta no que toca às propostas de aumentos salariais; a redução da duração do acordo e medidas concretas em matérias como os critérios para a progressão dos operadores da banda I, para a banda II, e o plano demográfico.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui