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Propostas da Autoeuropa rejeitadas «de forma clara e inequívoca»

Aos trabalhadores da Autoeuropa não escaparam os verdadeiros desígnios das propostas negociais da empresa. O acordo a três anos significa «mínimos garantidos abaixo dos 40 euros», alerta o SITE Sul/CGTP.

Concentração de dezenas de trabalhadores da Autoeuropa no primeiro de dois dias de greve na empresa, em luta por melhores salários e condições de trabalho. 
Créditos / SITE Sul

«Pela luta dos trabalhadores, no processo do aumento extraordinário dos salários em 2022, com efeitos a Janeiro de 2023, foi alcançado um mínimo de 80 euros», destaca o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul/CGTP-IN). Não é, portanto, de admirar que os trabalhadores, nos quatro plenários realizados nos dias 12 e 13 de Março, tenham rejeitado firmemente a proposta patronal que lhes oferece metade disso ao longo dos próximos três anos.

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Autoeuropa: sindicato lança petição para que se reconheça desgaste rápido

A proposta de 1,9% de aumento salarial, avançada pela administração da Autoeuropa, está muito aquém das possibilidades de um grupo que, em 2023, acumulou mais de 11 mil milhões em lucros, denucia o SITE Sul/CGTP. 

CréditosMário Cruz / Agência LUSA

A proposta de 1,9% de aumento salarial apresentada na última reunião negocial pela administração da Autoeuropa, cujo grupo (a Volkswagen) apresentou lucros de mais de 11 mil milhões de euros só nos primeiros 9 meses de 2023, é «arrastar as negociações e aumentar a exploração dos trabalhadores», refere nota do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (Site Sul/ CGTP-IN).

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Sem greve, aumentos na Autoeuropa não teriam sido possíveis

A empresa tinha condições para ir mais além, considera o SITE SUL, mas o valor mínimo definido para este aumento, 80 euros, aprovado pelos trabalhadores, não deixa de ser um resultado muito positivo da sua luta.

CréditosMário Cruz / Agência LUSA

Terminou um longo e árduo período de luta na Autoeuropa. Após meses de disputa laboral, os trabalhadores chegaram, finalmente, a acordo sobre os aumentos salariais que a empresa terá de aplicar em 2023: no mínimo, um aumento de 80 euros mensais para todos.

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Como último recurso, a Autoeuropa «inventa» dados da adesão à greve

Para salvar a face, a Autoeuropa assegurou que as greves de dia 17 e 18 não pararam a produção. SITE Sul estranha a afirmação, tendo em conta que, durante a greve, «não saiu um único carro no final da linha de produção».

Os trabalhadores da Autoeuropa estiveram hoje no seu segundo dia de greve. Apesar de todas as tentativas de desmobilização e falsas promessas, a luta dos trabalhadores avançou e a reivindicação pelo aumento extraordinário dos salários e melhores condições de trabalho fez-se sentir, numa grande demonstração de força e unidade. 
Os trabalhadores da Autoeuropa no seu segundo dia de greve. Apesar de todas as tentativas de desmobilização e falsas promessas, a luta dos trabalhadores avançou e a reivindicação pelo aumento extraordinário dos salários e melhores condições de trabalho fez-se sentir, numa grande demonstração de força e unidadeCréditos / SITE SUL

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Sul (SITE Sul/CGTP-IN) divulgou, publicamente, os dados de adesão à greve, que rondavam os 75%. Na sua maioria, os trabalhadores da produção e outras áreas, nos quatro período de greve parcial, de duas horas, no dois dias de greve.

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Quem trabalha já não tolera a ganância da Autoeuropa

Com uma «participação massiva» nos plenários dos últimos dias, os trabalhadores da Autoeuropa, determinados, serenos e unidos, decidiram avançar para a greve parcial nos dias 17 e 18 de Novembro.

CréditosMário Cruz / Agência LUSA

O truque de ilusionismo da administração da Autoeuropa não convenceu ninguém. Com uma proposta de aumentos salariais de 2% para o próximo ano, numa altura em que a inflação já ultrapassou os 10%, a empresa tentou desmobilizar as reivindicações laborais através da atribuição, pontual, de um prémio de 400 euros (o que corresponde a cerca de 28,5 euros mensais, se aplicássemos o prémio aos 14 meses).

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Autoeuropa inventa prémio para não aumentar salários

A empresa prepara-se para resultados históricos, com uma produção de cerca de 240 mil carros em 2022, mas insiste obstinadamente num aumento salarial irrisório (2%), com o acréscimo de um pequeno prémio.

CréditosJosé Sena Goulão / Agência Lusa

«Não pode ser esquecido o forte contributo» que os trabalhadores deram, incluíndo os muitos milhares que laboram na Autoeuropa, para os absurdos lucros alcançados pelo Grupo VW nos primeiros nove meses de 2022 (mais de 12 mil milhões de euros). É mais um ano em que, às custas dos trabalhadores, a empresa «deverá atingir resultados históricos».

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Trabalhadores da Autoeuropa não podem ser penalizados por falta de componentes

O SITE Sul reuniu, no dia 2 de Julho, com a comissão de trabalhadores (CT) e outras estruturas, para fazer o ponto da situação das negociações e da evolução da situação laboral.

CréditosMário Cruz / Agência LUSA

Nesse encontro, a CT deu nota de que a administração da VW Autoeuropa, em Palmela, se escuda agora em novos argumentos, como a garantia do emprego e a necessidade de flexibilidade para fazer face à falta de componentes, para adiar o retorno à mesa negocial.

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul/CGTP-IN) considera que esta posição da empresa contraria a afirmação que sempre fez de «privilegiar o diálogo nos processos reivindicativos», e reafirma que a empresa tem todas as condições para valorizar os salários, melhorar as condições de trabalho, reconhecendo «o insubstituível contributo dos trabalhadores para os resultados económicos e financeiros obtidos ao longo dos anos».

Recorrendo ao argumento da falta de componentes, a administração afirmou também que pode vir a recorrer à aplicação do lay-off. O sindicato entende que a empresa tem mecanismos acordados para fazer face a esta situação sem ter de recorrer a este regime, através da marcação de down days, como tem sido prática noutros períodos. Se a opção da empresa for pelo recurso ao lay-off, que o sindicato considera errada, então deve garantir a totalidade dos salários aos trabalhadores, pois os resultados financeiros que divulgou publicamente a isso a obrigam, refere a organização em nota.

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Trabalhadores da Autoeuropa rejeitam «massivamente» o pré-acordo

Na sequência da realização de plenários e de um referendo, ficou patente o descontentamento e a rejeição relativamente ao pré-acordo proposto. Para o SITE-Sul impõe-se a reabertura das negociações.

O pré-acordo laboral que estava em cima da mesa foi rejeitado pelos trabalhadores da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, na sequência dos plenários realizados a 13 e 14 de Maio e do referendo da passada sexta-feira.

Veja-se que, de um universo de 5200 trabalhadores, votaram 4071 (78,1%), e destes pronunciaram-se pelo «não» 84,2%, ou seja, 3426 funcionários.

Assim, para o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE-Sul / CGTP-IN), «a decisão dos trabalhadores é soberana e deve ser respeitada». E acrescenta que este resultado vem confirmar o que sindicato já reivindicava, isto é, «um aumento real dos salários com retroactivos a Janeiro», o que não deveria ser trocado por um prémio.

Neste sentido, e tendo em conta a opção massiva e clara dos trabalhadores, o sindicato exige que sejam retomadas as negociações por forma alcançar-se um acordo que dê resposta às suas reivindicações e aspirações.

Recorde-se que o pré-acordo laboral agora rejeitado, nos termos acordados entre a comissão de trabalhadores e administração, previa a substituição de aumentos em 2021 por um prémio de 500 euros e aumentos salariais de 1,7% em 2022 e 1,2% em 2023. Para além disso, o aumento salarial mínimo seria de 25 euros para os salários mais baixos.

A negociação ocorre num momento em que a empresa vive uma situação muito favorável, uma vez que, pese embora a produção tenha recuado 25% em 2020, o ano passado foi o terceiro ano mais produtivo de sempre. E, em 2019, registou-se o melhor ano da história da fábrica.

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Quanto aos desenvolvimentos futuros e às suas eventuais implicações sobre a força laboral, o SITE Sul entende que a empresa deve «aproveitar a automação para facilitar as tarefas produtivas e não para eliminar postos de trabalho». Como tal, devem ser repostos os trabalhadores em falta nas linhas e outras áreas e tarefas, e reduzir progressivamente o horário semanal para as 35 horas.

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A administração tem «todas as condições para efectuar um aumento extraordinário dos salários  e rever o aumento salarial acordado para 2023, de dois por cento, com o mínimo de 30 euros», afirma o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul/CGTP-IN).

«Tal como o sindicato afirmou, e a vida demonstrou, é claramente insuficiente para fazer face ao aumento do custo de vida».

O resultado da reunião entre a Autoeuropa e as organizações representativas dos trabalhadores, em que participou o SITE Sul e a Comissão de Trabalhadores (CT), entre outras, no passado dia 2 de Novembro, deu o resultado previsto.

Enquanto a inflação já vai nos 10,2%, independentemente dos lucros milionários, o aumento de 2% é para manter. A empresa optou, unilateralente, pelo pagamento de um prémio monetário pontual, em vez de fazer o necessário aumento extraordinário dos salários.

Convergência na luta contra os baixos salários

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Volkswagen duplicou lucros no primeiro trimestre

O grupo Volkswagen revela que, «apesar de um ambiente global difícil», duplicou, no primeiro trimestre do ano, o lucro líquido atribuído para 6555 milhões de euros. 

A Volkswagen apresentou nos primeiros nove meses do corrente ano lucros na ordem dos 2,9 mil milhões de euros
Créditos / BBC

A marca germânica revelou hoje que o resultado operacional ascende a 8323 milhões de euros (+73%) e a rentabilidade disparou para 13,3%. O grupo já tinha adiantado em meados de Abril alguns valores de balanço do primeiro trimestre do ano, no qual viu efeitos positivos de 3500 milhões de euros do valor dos instrumentos financeiros para protecção contra fortes variações nos preços das matérias-primas.

Além disso, refere a Lusa esta quarta-feira, a «disciplina de custos» e a venda de modelos mais caros contribuíram para um resultado operacional robusto, mesmo diante desse efeito do valor dos instrumentos financeiros, sendo que o volume de negócios ascendeu a 62 742 milhões de euros, mais 0,6%.

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Autoeuropa celebrou 30 anos, mas esqueceu-se dos trabalhadores

O SITE Sul lamenta que tenha faltado a «festa do trabalho» na comemoração dos 30 anos da VW Autoeuropa em Portugal, que anunciou 2021 como o terceiro melhor ano de sempre.

CréditosJosé Sena Goulão / Agência Lusa

A Volkswagen Autoeuropa comemorou no passado dia 26 de Novembro o seu trigésimo aniversário, uma data que foi assinalada com a apresentação oficial do novo T-Roc pelas mãos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Entre os convidados estiveram também o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira. 

Na cerimónia, Marcelo Rebelo de Sousa elogiou o crescimento da empresa em Portugal. «A Autoeuropa correu bem porque mostrámos que éramos capazes de fazer, e bem feito, na indústria automobilística». Mas quem fez não teve a devida valorização na cerimónia feita «com pompa e circunstância», denuncia o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul/CGTP-IN). «Os trabalhadores, obreiros do sucesso da empresa, não receberam nem um gesto simbólico, como reconhecimento do seu trabalho intenso», critica. 

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Paragem na Autoeuropa gera apreensão entre trabalhadores e empresas fornecedoras

O sindicato defende que a administração devia ter adequado os níveis de aprovisionamento de semicondutores para evitar a paragem da produção na VW Autoeuropa até 5 de Setembro.

CréditosMário Cruz / Agência Lusa

Foi no passado dia 27 de Agosto que, numa reunião com a administração, o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul/CGTP-IN) tomou conhecimento de que, entre os dias 1 e 5 de Setembro, a empresa iria recorrer a um programa de apoio à retoma progressiva da actividade, garantindo o pagamento da totalidade dos salários a todos os trabalhadores.

«Foi-nos ainda transmitido que, face aos problemas que se verificam com o fornecimento de semicondutores para o sector automóvel, poderá a Autoeuropa efectuar mais paragens de produção através do recurso a este mesmo mecanismo, situação que motiva preocupação aos trabalhadores quanto ao futuro», lê-se num comunicado da estrutura sindical. 

O sindicato atesta que o pagamento integral dos salários a todos os trabalhadores «é o mínimo» que a empresa podia fazer, uma vez que lhe compete organizar o processo produtivo.

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Trabalhadores da Autoeuropa não podem ser penalizados por falta de componentes

O SITE Sul reuniu, no dia 2 de Julho, com a comissão de trabalhadores (CT) e outras estruturas, para fazer o ponto da situação das negociações e da evolução da situação laboral.

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Nesse encontro, a CT deu nota de que a administração da VW Autoeuropa, em Palmela, se escuda agora em novos argumentos, como a garantia do emprego e a necessidade de flexibilidade para fazer face à falta de componentes, para adiar o retorno à mesa negocial.

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul/CGTP-IN) considera que esta posição da empresa contraria a afirmação que sempre fez de «privilegiar o diálogo nos processos reivindicativos», e reafirma que a empresa tem todas as condições para valorizar os salários, melhorar as condições de trabalho, reconhecendo «o insubstituível contributo dos trabalhadores para os resultados económicos e financeiros obtidos ao longo dos anos».

Recorrendo ao argumento da falta de componentes, a administração afirmou também que pode vir a recorrer à aplicação do lay-off. O sindicato entende que a empresa tem mecanismos acordados para fazer face a esta situação sem ter de recorrer a este regime, através da marcação de down days, como tem sido prática noutros períodos. Se a opção da empresa for pelo recurso ao lay-off, que o sindicato considera errada, então deve garantir a totalidade dos salários aos trabalhadores, pois os resultados financeiros que divulgou publicamente a isso a obrigam, refere a organização em nota.

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Trabalhadores da Autoeuropa rejeitam «massivamente» o pré-acordo

Na sequência da realização de plenários e de um referendo, ficou patente o descontentamento e a rejeição relativamente ao pré-acordo proposto. Para o SITE-Sul impõe-se a reabertura das negociações.

O pré-acordo laboral que estava em cima da mesa foi rejeitado pelos trabalhadores da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, na sequência dos plenários realizados a 13 e 14 de Maio e do referendo da passada sexta-feira.

Veja-se que, de um universo de 5200 trabalhadores, votaram 4071 (78,1%), e destes pronunciaram-se pelo «não» 84,2%, ou seja, 3426 funcionários.

Assim, para o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE-Sul / CGTP-IN), «a decisão dos trabalhadores é soberana e deve ser respeitada». E acrescenta que este resultado vem confirmar o que sindicato já reivindicava, isto é, «um aumento real dos salários com retroactivos a Janeiro», o que não deveria ser trocado por um prémio.

Neste sentido, e tendo em conta a opção massiva e clara dos trabalhadores, o sindicato exige que sejam retomadas as negociações por forma alcançar-se um acordo que dê resposta às suas reivindicações e aspirações.

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A negociação ocorre num momento em que a empresa vive uma situação muito favorável, uma vez que, pese embora a produção tenha recuado 25% em 2020, o ano passado foi o terceiro ano mais produtivo de sempre. E, em 2019, registou-se o melhor ano da história da fábrica.

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«A VW Autoeuropa dispõe de um mecanismo interno acordado (down days) que visa fazer face a este tipo de situações de necessidade de fazer paragens de produção por razões diversas, como tal deve fazer todos os esforços para o utilizar neste momento como solução», esclarece.

Por outro lado, defende que a administração já devia ter adequado os seus níveis de aprovisionamento, de modo que a laboração não seja afectada, como se tem vindo a verificar, gerando «um clima de apreensão, quer entre os trabalhadores da Autoeuropa, quer entre os das empresas fornecedoras».

O sindicato refere que, face aos resultados obtidos em anos anteriores, e inclusive no de 2020, a administração «não se pode escudar na pandemia» para evitar responder a reivindicações relativas à melhoria das condições de trabalho na empresa, bem como dos salários e rendimentos dos trabalhadores.

Na reunião tida com a empresa, o SITE Sul manifestou ainda preocupação com os impactos que os problemas que se verificam na cadeia de aprovisionamento da Autoeuropa poderão ter nos trabalhadores das empresas fornecedoras, salientando a situação na Saint-Gobain Sekurit. 

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No mesmo dia, a administração da Autoeuropa anunciou um investimento de 500 milhões de euros na fábrica de Palmela e revelou que o ano de 2021 será o terceiro melhor de sempre, superando 2020, «isto em plena pandemia e com a conhecida crise dos semicondutores», constata o sindicato.

Apesar do tom auspicioso, este ano os trabalhadores tiveram uma resposta negativa às suas reivindicações por parte da empresa, que, denuncia o SITE Sul, «tenta criar, mais uma vez, um sentimento de instabilidade e apreensão quanto ao futuro, quando volta a negociar as reivindicações dos trabalhadores para o próximo ano».

A estrutura sindical repudia esta posição e as tentativas de criar bancos de horas, tal como quaisquer outras medidas que se traduzam em cortes de rendimentos ou direitos dos trabalhadores, «através da chantagem e do medo», a pretexto da pandemia e da falta de componentes.

O sindicato alerta os trabalhadores para que se «mantenham firmes, determinados e interventivos» na defesa das suas reivindicações, reafirmando que existem condições para aumentar salários, manter todos os postos de trabalho e os direitos dos trabalhadores. «Não bastam festas e palavras bonitas, exige-se o merecido reconhecimento através da valorização do trabalho», realça.

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O director executivo do grupo, Herbert Diess, justificou que, «mesmo num mundo mais polarizado, a Volkswagen está firmemente comprometida em expandir a sua presença global para impulsionar o crescimento do lucro». A redução do número de trabalhadores é uma das receitas para atingir o objectivo. Segundo revelou a empresa em Março do ano passado, até 2023 serão suprimidos cinco mil postos de trabalho através de medidas «voluntárias», como reformas parciais e antecipadas. 

Agora, o líder da Volkswagen regozija-se pela «grande resiliência» demonstrada no primeiro trimestre, «apesar dos desafios sem precedentes no mundo devido à terrível guerra na Ucrânia e à pandemia, com impacto nas cadeias de fornecimentos». Apesar da argumentação, no caso português, e mesmo com quebra de produção, a Autoeuropa teve em 2020 (em que beneficiou do lay-off) o seu terceiro melhor ano de sempre. No entanto, nem por isso a empresa se mostrou disponível para valorizar salários

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O SITE Sul defende que «os plenários agendados para os dias 8 e 9 de Novembro devem servir para ouvir os trabalhadores e com eles discutir e decidir medidas a tomar para que se atinjam os seus objectivos, concretamente o aumento extraordinário do salário, de forma a recuperar o poder de compra perdido».

«Os trabalhadores da VW Autoeuropa devem manter-se unidos e determinados na luta pelas suas reivindicações e manifestar o seu descontentamento e repúdio para com a postura prepotente da administração». O sindicato da CGTP-IN transmitiu à CT a sua disponibilidade para convergir na discussão e convocação de formas de luta decididas pelos trabalhadores.

Em simultâneo, o SITE Sul está a avaliar, com os seus representantes, a convocação de um plenário geral de trabalhadores de todas as empresas do parque industrial de Palmela. «Os problemas dos trabalhadores e a situação das empresas são semelhantes», pelo que é justo exigir aumentos salariais em todas as empresas, não só na VW Autoeuropa.

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Os plenários realizados nos últimos dias evidenciam o descontentamento dos trabalhadores da Autoeuropa com a manobra patronal. Perante todas as evidências de desrespeito, fica claro que «só a luta e a unidade dos trabalhadores é o caminho para o aumento extraordinário dos salários».

Em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul/CGTP-IN) saúda a «participação massiva dos trabalhadores», assim como a «determinação, serenidade e unidade» que demonstraram na decisão de avançar com a acção de luta.

Ao longo dos dias 17 e 18 de Novembro, os trabalhadores da Autoeuropa convocaram uma greve parcial de duas horas, em todos os turnos, «pelo aumento extraordinário dos salários, a melhoria das condições de trabalho e contra os elevados ritmos e cargas de trabalho nas linhas de produção».

O SITE Sul, sindicato que já apresentou o pré-aviso de greve, convoca todos os trabalhadores para, nos períodos de greve, se concentrarem na portaria, «de forma a mostrar o seu descontentamento com a postura da administração e a sua unidade na luta».

«A unidade, determinação e convergência na luta é fundamental para concretizar a reivindicação apresentada», afirma o sindicato, filiado na CGTP-IN: «A luta e unidade dos trabalhadores é o caminho para o aumento extraordinário dos salários».

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Estes são, aliás, aproximadamente os mesmos números, «reais e verdadeiros», refere o comunicado do sindicato, «que a empresa apurou internamente e optou por não  querer divulgar publicamente».

O objectivo da administração da Autoeuropa, ao divulgar números particularmente absurdos de adesão (37%), é evidente: «desvalorizar o impacto da luta dos trabalhadores». Tal como uma criança, pejada de lágrimas, assegura que não doeu nada.

Durante os períodos de greve, ao longo dos dias 17 e 18 de Novembro, a empresa dedicou-se exclusivamente «a recuperar carros que estavam parqueados com falta de peças», fingindo, no final, que esses mesmo carros tinham saído da linha de montagem. Desta forma, a empresa conseguiu aldrabar os números e «atingir o objectivo de produção diária».

A verdade é que, como o podem atestar todos os trabalhadores, os que estavam em greve e os que escolheram laborar, «não saiu um único carro no final da linha de produção».

A reunião do próximo dia 25 de Novembro vai demonstrar as verdadeiras intenções da empresa quando, a poucos dias da jornada de luta, se disponibilizou, subitamente, a discutir todas as reivindicações dos trabalhadores.

Se não apresentarem qualquer «proposta de aumento salarial extraordinário», o SITE Sul está preparado para «ouvir os trabalhadores e decidir novas formas de luta» a realizar, até que os trabalhadores atinjam os seus objectivos neste processo: «o justo e necessário aumento extraordinário da salário».

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A proposta foi aceite por maioria (61,4%), em referendo realizado nos dias 15 e 16 de Dezembro, contando com a participação de quase 80% dos trabalhadores.

Em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul/CGTP-IN) reitera que «só com a luta dos trabalhadores», nomeadamente as greves realizadas a 17 e 18 de Novembro e os plenários de 13 e 14 de Dezembro, foi «possível alcançar melhores resultados na reivindicação de aumentos salariais».

Sem as acções de luta dos trabalhadores, que foram muitas vezes intimados, publicamente, a desistir das suas reivindicações, os funcionários da Autoeuropa teriam ficado, apenas, com o prémio de 400 euros que a empresa entregou, muito longe do valor que alcançaram através da realização da greve (pelo menos, mais um milhar de euros anuais).

Plenários realizados pelo SITE Sul/CGTP-IN nos dias 13 e 14 Dezemnbro, na VW Autoeuropa Créditos

Ainda que insuficientes, em relação à capacidade financeira da empresa, o sindicato «considera o resultado global alcançado como positivo, com ganhos para os trabalhadores». Algumas matérias devem ser, no entanto, melhoradas num futuro próxima, «como a inclusão do prémio de assiduidade (no valor de 40 euros) no salário-base e a percentagem de aumento (3,2%), que fica aquém da reivindicação dos trabalhadores e é insuficiente para fazer frente à taxa de inflação actual, na ordem dos 10%».

O SITE Sul assume o «compromisso», e a «responsabilidade», de «intervir, ouvir e discutir com os trabalhadores sobre todas as matérias que considerem importantes e sempre que entendermos ser necessário para, desta forma, contribuir para a melhoria dos salários e das condições de vida e de trabalho».

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Face aos resultados obtidos pela empresa e divulgados pela Autoeuropa, este tipo de propostas «constitui uma enorme afronta aos trabalhadores». Mesmo que, noutros aspectos, se verifique uma melhoria, como é o caso do valor do pagamento do trabalho extraordinário, «não podemos esquecer que o descanso compensatório é um direito do trabalhador, direito que a administração se limita a converter em dinheiro, como aliciante», perante a total falta de adesão dos trabalhadores a este sistema.

Não podemos esquecer que também em empresas que trabalham directamente para a Autoeuropa, como a VANPRO, SAS, BENTLER e outras, estão a ser discutidos, pelos sindicatos e trabalhadores, os Cadernos Reivindicativos. Até ao momento,  onde as respectivas Administrações seos patrões destas empresas têm-se escudado «na inércia da administração da VW Autoeuropa, aumentando assim o descontentamento no seio dos trabalhadores, levando a um sentimento de injustiça e impaciência».

«O SITE Sul reafirma que é necessário o envolvimento directo dos trabalhadores na discussão colectiva das suas reivindicações e dos caminhos a tomar, para que estas ganhem a força necessária».

Em Dezembro, a Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas (Fiequimetal/CGTP) emitiu um pré-aviso de Greve ao trabalho extraordinário de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2024, «que qualquer trabalhador está abrangido e pode invocar».

SITE Sul está a recolher assinaturas para uma petição que exige o reconhecimento da laboração na Autoeuropa como trabalho de desgaste rápido

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Autoeuropa segue a lógica de privatizar os lucros e socializar os prejuízos

A Autoeuropa irá parar a produção e segundo a Comissão de Trabalhadores a empresa quer rescindir com trabalhadores temporários devido à paragem. É a máxima de quando há lucros, esses são privatizados, quando há prejuízos, esses são socializados.

CréditosJosé Sena Goulão / Agência Lusa

Não é uma situação nova na Autoeuropa. Esta semana a empresa informou que deverá suspender a produção a partir de Setembro devido à falta de peças. Face tal anúncio, o SITE Sul pediu uma reunião urgente com a administração de forma a lembrar que ante a paragem havia condições de assegurar os direitos aos trabalhadores, nomeadamente com os Down Days.

Acontece que a empresa parece não estar virada para garantir o bem-estar de quem faz os lucro da empresa, os trabalhadores e já circula internamente uma comunicação que indica que todos serão rescindidos os vínculos com os trabalhadores temporários.  

À Agência Lusa o coordenador da Comissão de Trabalhadores confirma a notícia: «há, de facto, uma comunicação interna em que a empresa manifesta a intenção de rescindir os contratos com os cerca de 100 trabalhadores temporários». 

Com isto importa relembrar que a Autoeuropa pertence à Volkswagen, a multinacional que em 2022 viu os seus lucros a aumentarem para 14867 milhões de euros, mais 0,2% que em 2021 e as que as suas receitas atingiram os 279232 milhões de euros, mais 11,6%. 

A paragem de produção prende-se com as dificuldades de um fornecedor da Eslovénia, que foi «severamente afectado» pelas condições climatéricas que se fizeram sentir naquele país no passado mês de Agosto e nunca com falhas por parte dos trabalhadores.
 

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O sindicato, no comunicado enviado ao AbrilAbril e distribuído aos trabalhadores da empresa, denuncia ainda a intensificação dos ritmos de trabalho na Autoeuropa, por opção da empresa, «que levam a que centenas de trabalhadores tenham restrições e doenças profissionais». Este agravar das condições de trabalho ocorre durante o processo negocial.

o reconhecimento da laboração na Autoeuropa como trabalho de desgaste rápido é uma luta que o SITE Sul está a desenvolver junto dos trabalhadores da empresa, recolhendo as assinaturas no contacto directo dos delegados e dirigentes sindicais com os seus colegas.

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A proposta da administração da Autoeuropa, do Grupo Volkswagen, está muito aquém das possibilidades de uma empresa que, em 2023, teve lucros de mais de 11 mil milhões de euros. As propostas apresentadas para 2025 e 2026, com mínimos de 2% e 2,3%, respectivamente, «representam um retrocesso, pois significam mínimos garantidos abaixo dos 40 euros» anuais.

No comunicado, enviado ao AbrilAbril, o sindicato saúda os trabalhadores «pela sua participação, determinação e firmeza nos quatro plenários de 12 e 13 de Março, onde a resposta ao resultado da negociação do Caderno Reivindicativo foi dada de forma clara e inequívoca». «Prever 0,5% acima da inflação é insuficiente e não representa nenhum ganho» para os trabalhadores, muito menos permite, sequer, uma recuperação efectiva do poder de compra, não reflectindo os ganhos, fruto da produtividade, da VW Autoeuropa.

O SITE Sul reivindica «a retoma das negociações», para melhorar significativamente a contraproposta no que toca às propostas de aumentos salariais; a redução da duração do acordo e medidas concretas em matérias como os critérios para a progressão dos operadores da banda I, para a banda II, e o plano demográfico.

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