|CGTP

«Queremos discutir as propostas de quem trabalha, e não de quem manda trabalhar»

Impedida de participar na reunião convocada pelo Governo, com patrões e UGT, a CGTP-IN insiste na discussão das propostas que apresentou e garante que a luta contra o pacote laboral vai continuar. 

CréditosMiguel A. Lopes / Agência Lusa

A central sindical liderada por Tiago Oliveira concentrou-se esta tarde frente ao Ministério do Trabalho, em Lisboa, na expectativa de participar na reunião convocada pela ministra Maria do Rosário Palma Ramalho sobre a revisão da legislação laboral, mas foi impedida de entrar. Apesar disso, o secretário-geral da CGTP-IN alertou que «não conseguem» tirar a central sindical deste combate. 

«Não afastem a maior central sindical do País, não afastem a voz dos trabalhadores», disse o secretário-geral da CGTP-IN diante de uma assembleia de dirigentes sindicais e activistas. «Queremos discutir as propostas de quem trabalha, e não de quem manda trabalhar», acrescentou, reiterando que a Intersindical apresentou «propostas e soluções para a legislação laboral». Mas recordando também os passos dados até aqui, de denúncia e rejeição das medidas que Governo e grande patronato têm sobre a mesa, designadamente a greve geral de 11 de Dezembro e as mais de 190 mil assinaturas entregues ao primeiro-ministro, Luís Montenegro. 

Apesar de o processo de revisão do Código do Trabalho estar a ser discutido em sede de Concertação Social, de onde a CGTP-IN não pode ser excluída, o Governo tem convocado várias «reuniões técnicas» apenas com as quatro confederações patronais (CIP, CCP, CTP e CAP) e a UGT. Frente ao Ministério do Trabalho, esta tarde, Tiago Oliveira afirmou que estamos perante um processo «anti-democrático» e inconstitucional, precisamente no ano, e a poucos dias de se cumprirem os 50 anos da Constituição da República. 

Esta quarta-feira, 18 de Março, a central sindical, que aguarda ser recebida pelo Presidente da República sobre esta matéria, vai reunir o seu Conselho Nacional e discutir novas formas de luta. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui