Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Colômbia

Semana de grande violência contra dirigentes sociais na Colômbia

Ao vencer as eleições, Gustavo Petro definiu a paz como objectivo primordial de um mandato marcado pelo diálogo. Mas o Indepaz continua a lançar alertas contra os níveis de violência.

Créditos / aa.com.tr

De acordo com os dados do Instituto para o Desenvolvimento e a Paz (Indepaz), só na semana passada foram assassinados cinco dirigentes sociais e perpetrados dois massacres no país sul-americano.

Depois de, no dia 28, elementos de um grupo armado terem sequestrado e matado cinco pessoas no departamento de Chocó, ontem foram assassinados três indígenas do povo Awá UNIPA, no departamento de Nariño.

Trata-se do 49.º massacre perpetrado na Colômbia este ano, refere o Indepaz na sua conta de Twitter, acrescentando que uma das pessoas assassinadas foi Juan Orlando Moreano, que tinha o cargo de governador suplente na zona indígena Awá Inda Sabaleta, no município de Tumaco.

Ao longo da semana, além de Moreano, foram mortos pelo menos outros quatro dirigentes sociais. Libardo Perdomo Molano, de 46 anos, foi assassinado no passado dia 29 de Junho, na vereda San Agustín, no município de Planadas (departamento de Tolima).

O Indepaz, que divulgou o facto no dia 1 de Julho, afirma que se trata de um dirigente social reconhecido, que tinha assumido o cargo de presidente da Junta de Acção Comunal do espaço referido.

No departamento de Arauca, foram mortos a tiro, por elementos a soldo, Carlos Alberto Hernández (em Arauquita, dia 30 de Junho) e Leonardo Mora Calderón (em Saravena, dia 27).

O primeiro era um dirigente político e social, deputado pelo departamento de Arauca e membro do Conselho Directivo da Confederação de Deputados da Colômbia. Já Mora Calderón era soldador de profissão e actual vice-presidente da Associação de Soldadores de Arauca.

Também no dia 27, foi assassinado no município de Granada (Antioquia) Julián David Ochoa Rueda, um jovem dirigente comunitário, conhecido como defensor do ambiente e como apoiante da coligação Pacto Histórico – a plataforma progressista e de esquerda em que se integrou a candidatura de Gustavo Petro e Francia Márquez à presidência da Colômbia.

O organismo de defesa da paz registou, este ano, a ocorrência de 49 massacres e o assassinato de 96 dirigentes sociais na Colômbia; desde a assinatura do acordo de paz, em Novembro de 2016, foram mortos 1323.

Nos últimos tempos, o Indepaz denunciou grande presença de grupos armados no departamento no Cauca, que estão a acossar comunidades indígenas e a raptar menores para os integrarem nas suas fileiras.

Denunciou igualmente a ocorrência de ataques armados, no departamento de Nariño, contra ex-guerrilheiros das FARC-EP, que subscreveram o acordo de paz.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui