Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|EUA

Quase meio milhão de soldados norte-americanos em 155 países

A revelação foi feita este mês pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto, Mark Milley, numa audiência da Comissão de Serviços Armados da Câmara dos Representantes dos EUA.

Paraquedistas da 82.ª Divisão Aerotransportada dirigem-se para um avião de transporte que parte para a Europa, em Fort Bragg, Carolina do Sul, a 14 de Fevereiro de 2022. Dezenas de helicópteros de guerra, camiões carregados com paletes, aviões de carga C-17 e milhares de militares norte-americanos já estão preparados para o pior dos cenários na Polónia, naquilo que o repórter CNN na fronteira da Polónia, Nick Paton Walsh, classificou como «a realidade» que os EUA «não querem que seja vista» 
Para-quedistas da 82.ª Divisão Aerotransportada dirigem-se para um avião de transporte que parte para a Europa, em Fort Bragg, Carolina do Sul, a 14 de Fevereiro de 2022 CréditosJonathan Drake / REUTERS

«Aproximadamente 400 mil tropas norte-americanas estão actualmente em guarda em 155 países e levando a cabo operações todos os dias, para manter a América segura», disse o general Milley a 5 de Abril último.

A declaração ocorreu durante uma audiência no Congresso sobre a proposta orçamental do presidente Joe Biden para 2023, que inclui 773 mil milhões de dólares para despesas na área da Defesa, revela The Cradle.

Pese embora a dimensão da verba solicitada para o Pentágono, ela fica abaixo do máximo histórico de 778 mil milhões de dólares gastos na Defesa pela Casa Branca em 2020.

Ainda assim, revela a fonte, o Partido Republicano afirmou que a verba astronómica pedida por Biden «não é suficiente».

Na audiência, Mark Milley destacou a importância do orçamento de 2023 para a Defesa, que permitirá aos Estados Unidos «trabalhar com os seus aliados», bem como «fazer frente às missões actuais e preparar a força para as eventuais batalhas de 2030 e mais além».

Washington tem cerca de 800 bases militares em todo o mundo, de acordo com estimativas fundamentadas, afirma The Cradle. Não obstante, nota, o número real pode ser ainda maior, uma vez que o Pentágono não divulga todos os dados.

Nas últimas duas décadas, os EUA gastaram cerca de oito milhões de milhões de dólares na chamada guerra global contra o terrorismo, segundo revelou o projecto Costs of War, da Universidade de Brown.

Só nos 20 anos de guerra de agressão e ocupação no Afeganistão, de onde os EUA viriam a sair para entregar o poder aos talibãs, o projecto estima que tenham sido gastos 2,3 milhões de milhões de dólares.

Na Síria e no Iraque, os elevados custos materiais e humanos também não mostraram ser muito proveitosos para o imperialismo, que falhou os seus objectivos.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui