Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Saara Ocidental

Frente Polisário exige a Espanha respeito pelo direito internacional

O representante da Frente Polisário em Espanha, Abdulah Arabi, expressou o mal-estar saarauí ao governo espanhol, depois de El Aaiun aparecer como cidade marroquina em documentos oficiais.

Mobilização de apoio a Sultana Khaya e contra a escalada na reptressão de Marrocos nos territórios ocupados 
Mobilização de apoio a Sultana Khaya e contra a escalada na repressão de Marrocos nos territórios ocupados Créditos / Sahara Press Pervice

Numa carta dirigida ao ministro espanhol da Cultura e Desporto, Ernest Urtasun, Abdulah Arabi transmite-lhe a «profunda rejeição» pela referência «indevida» a El Aiun como cidade marroquina, tanto em documentos internos do ministério referido como no Boletim Oficial do Estado, indica o Sahara Press Service (SPS).

Neste sentido, o representante da Frente Polisário pediu ao ministro que respeite o direito internacional e que tome medidas para que, a partir de Espanha, não se crie obstáculos ao legítimo direito do povo saarauí à autodeterminação e à independência.

Arabi – refere a fonte – insistiu na violação do direito internacional que tal menção representa, tendo em conta a separação e a distinção existentes entre o território do Saara Ocidental e o de Marrocos.

Acrescenta na missiva que tal foi sustentado pelo Tribunal de Justiça da União Europeia em repetidas ocasiões, nas sentenças de 2016, 2018 e 2021, nas quais, entre outras questões, reconhece o direito à livre autodeterminação do povo saarauí, em conformidade com o direito internacional.

Assim, o representante em Espanha da Frente Polisário exortou Urtasun a garantir que, nas suas acções, o ministério que dirige respeita o direito internacional.

Instou-o, da mesma forma, a adoptar as medidas adequadas para «que a Administração espanhola não contribua para dificultar o legítimo direito do povo saarauí à autodeterminação e independência».

Frente Polisário opõe-se a expansão hoteleira espanhola para cidade ocupada

Na semana passada, o representante da Frente Polisário em Espanha enviou uma carta ao presidente da Senator Corporate, José María Rossell Recasens, deixando clara a oposição à «ilegal expansão hoteleira» do grupo espanhol Senator Hotels & Resorts para a cidade ocupada de Dakhla, no Sul do Saara Ocidental.

Na missiva, Abdulah Arabi sublinha que qualquer actividade económica no Saara Ocidental deve contar com a autorização do povo saarauí, representado pela Frente Polisário, reconhecida como seu único e legítimo representante, indica o SPS.

Tal como na missiva dirigida ao ministro da Cultura, Arabi alude à jurisprudência do Tribunal de Justiça da União Europeia, que reconhece o direito à livre autodeterminação do povo saarauí, e segundo a qual a actividade económica na região deve ser autorizada pela Frente Polisário.

O representante lembra ainda, a propósito da atitude do grupo hoteleiro, que «a assimilação da cidade de Dakhla como território marroquino, e, em última instância, a abertura do Senator Babilonia Delight Collection implica a violação das obrigações impostas ao abrigo do direito internacional, ao tratar-se de um Território Não Autónomo, um território à espera da conclusão do processo de descolonização e, em suma, um território sob ocupação ilegal por parte do Reino de Marrocos desde 1975».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui