|Palestina

Aumenta o número de palestinianos mortos no ataque israelita a Jenin

Um palestiniano ferido durante o raide israelita contra Jenin faleceu esta terça-feira, elevando para seis o número de vítimas mortais naquela operação e para sete em toda a Cisjordânia ocupada.

Forças da resistência confrontam a ocupação, em Jenin, durante o raide de 19 de Junho de 2023, que se prolongou por mais de dez horas 
Créditos / PressTV

Fontes médicas do Hospital Rafidia, na cidade de Nablus, afirmaram em comunicado que Amjad Aref Abu Jaas, de 48 anos, faleceu, hoje, como resultado dos disparos dos soldados israelitas durante o assalto à cidade de Jenin e ao seu campo de refugiados.

Na véspera, o Ministério palestiniano da Saúde identificou as outras cinco vítimas mortais como Khaled Asa'sah, de 21 anos, Ahmad Saqer, de 15, Qassam Abu Siryie, de 29, Qais Jabareen, de 21, e Ahmad Daraghmeh.

A operação militar israelita de ontem contra Jenin, cidade localizada no Norte da Cisjordânia que é considerada um dos bastiões da resistência à ocupação, prolongou-se por mais de dez horas. Segundo refere a Wafa, cerca de 100 palestinianos ficaram feridos, 20 dos quais estão internados em estado crítico.

Jovem de 20 anos morto a tiro perto de Belém

No Sul da Margem Ocidental ocupada, as forças israelitas mataram a tiro, ontem à noite, Zakaria Mohammad al-Za'oul, durante confrontos na aldeia de Husan.

Segundo explicou o Ministério da Saúde, o jovem de 20 anos foi levado para o hospital depois de ter sido atingido a tiro na cabeça e foi declarado morto pouco depois.

Em declarações à Wafa, Rami Hamamra, líder do conselho municipal de Husan, nas imediações de Belém, confirmou os factos, acrescentando que, além de al-Za'oul, outros dois jovens que fizeram frente às tropas israelitas foram atingidos a tiro, um no pescoço e outro no abdómen. Um outro jovem, não identificado, foi detido pelas forças de ocupação

De acordo com a agência Wafa, que se baseia em registos do Ministério da Saúde, as forças de ocupação mataram, este ano, 170 palestinianos na Margem Ocidental ocupada e na Faixa de Gaza cercada.

Liga Árabe condena novo ataque israelita a Jenin

Entre as muitas condenações e preocupações ontem expressas por entidades internacionais e governos nacionais, na sequência da nova operação militar israelita em Jenin, encontra-se a da Liga Árabe.

O secretário-geral adjunto da organização, Said Abu Ali, disse em comunicado que esta agressão faz parte da guerra aberta que Israel trava contra o povo palestiniano.

Abu Ali responsabilizou o governo de Telavive pelas consequências e repercussões desta incursão, bem como da insistência em cometer mais crimes, incluindo o terrorismo dos colonos.

Em seu entender, estes factos minam qualquer perspectiva de alcançar a paz.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui