|Uruguai

Aumenta no Uruguai a população em situação de rua

O Ministério do Desenvolvimento Social (Mides) do Uruguai reconheceu que 3907 pessoas se encontram em situação de rua, o que representa um aumento de 16% por comparação com 2020.

Créditos / Infoqom

De acordo com o inquérito divulgado pelo Mides, a grande maioria das pessoas sem abrigo são homens, têm em média 38 anos de idade, enquanto 18% se situam na faixa etária que vai dos 18 aos 39 anos, informa o elpais.com.uy.

O relatório divulgado pela tutela registou 3907 pessoas em situação de rua, o que representa um aumento de 16% em relação a 2020, e sublinha que há também mais pessoas (+20%) a acorrer a refúgios nocturnos e mais pessoas a dormir nas ruas (+4%), metade das quais teve pelo menos um contacto com os serviços do Ministério.

O levantamento de pessoas em situação de rua, informa a fonte, diz respeito apenas à capital, Montevideu, e foi realizado na madrugada do dia 27 de Julho, também com o apoio das Nações Unidas.

Existe «pobreza» e «crise sócio-económica»

Comentando no Twitter estes números, a deputada comunista Micaela Melgar afirmou que «cada vez mais gente acaba nas ruas com este governo» e que «são necessárias políticas para travar esta crise social».

Por seu lado, a deputada Ana Olivera (Frente Ampla) disse à imprensa que o aumento das pessoas em situação de rua está relacionado com o aumento da pobreza no país e acusou o actual governo, liderado por Lacalle Pou, de incapacidade para prevenir uma situação para a qual foi avisado com antecedência.

De acordo com um relatório publicado em Maio do ano passado pelo Instituto de Economia da Faculdade de Economia, seria necessária a injecção de 22 milhões de dólares mensais para evitar que 100 mil pessoas caíssem em situação de pobreza no país, refere o portal da Frente Ampla.

Também da Frente Ampla, o senador Mario Bergara comentou na sua conta de Facebook que «o panorama económico e social continua muito complicado e preocupante». Referindo-se a números do Instituto Nacional de Estatística, disse que «100 mil compatriotas caíram para baixo da linha da pobreza», sem que se veja «uma reacção nas políticas sociais que aponte para uma mudança de cenário».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui