Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|CP

Luta nos bares dos comboios chega a bom porto

Os trabalhadores dos bares dos comboios de longo curso da CP suspenderam a greve que iriam cumprir a partir deste sábado, após os representantes sindicais terem chegado a acordo com a Newrail para aumentos salariais de 10%.

Na última greve, só circularam os comboios previstos nos serviços mínimos
CréditosJosé Coelho / Agência Lusa

«A greve foi suspensa porque houve um acordo negociação de aumentos salariais de 10%», disse à Lusa Luis Trindade, da direcção do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul (CGTP-IN).

A greve que foi suspensa, na sequência deste acordo, teria início ontem e estava marcada por tempo indeterminado, com a exigência de «aumentos salariais dignos» a integrar o leque de reivindicações, a par do «pagamento do trabalho suplementar», «melhores condições de trabalho», «cumprimento integral do Acordo de Empresa» e «contra o encerramento e restrições dos serviços de cafetaria e bar nos comboios».

No comunicado em que anunciou a greve, o sindicato denunciava que os aumentos salariais propostos pela empresa para 2024 «ficam muito aquém do necessário para repor o poder de compra dos trabalhadores e valorizar as categorias profissionais. Referia ainda que, apesar dos «problemas reiterados» com a concessão do serviço de cafetaria e bar nos comboios Intercidades e Alfa Pendular ao longo dos anos, «a CP optou por voltar a concessionar este serviço a privados através de um contrato de milhões assinado em 2023 com a Newrail, recusando internalizar o serviço e integrar os trabalhadores nos seus quadros».

A estrutura sindical assinala que, em 2024, o contrato com a Newrail foi renovado «por um período mínimo de 3 meses e um máximo de 6 meses», indicando que em 2023 «os valores atribuídos à Newrail tinham como objectivo pagar os salários em atraso aos 130 trabalhadores e normalizar o serviço de cafetaria e bar nos comboios».

Neste momento está a decorrer um concurso internacional para a concessão da exploração do serviço, mas tal não constituiu «impedimento que se negociassem aumentos» salariais, referiu Luís Trindade.


Com agência Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui