A federação sindical chama a atenção para os prémios obtidos pelo nosso País enquanto «melhor destino turístico da Europa e um dos melhores do mundo», considerando que tais prémios têm sido conseguidos «à custa do empenho e profissionalismo dos trabalhadores do sector, apesar dos baixos salários e da exploração» a que estão sujeitos.
O sector da Hotelaria e Turismo tem «aumentado muito nos últimos anos no número de hóspedes», com a «duplicação dos preços dos quartos e da restauração», segundo a federação sindical, enquanto «os salários estagnaram».
Os sindicatos acusam ainda a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) de recusar «negociar aumentos salariais desde 2009, há 17 anos consecutivos». Nesse sentido, decidiram promover uma concentração de protesto contra a posição da AHP de se recusar a negociar a «melhoria das condições de vida dos trabalhadores das unidades hoteleiras».
Trata-se de uma acção na manhã desta quinta-feira, no Porto, junto às instalações do edifício do Cais da Alfândega, onde se realizará o Congresso da Associação de Hotéis de Portugal.
Os sindicatos reivindicam melhores condições de trabalho, direito à negociação da contratação colectiva e dizem não à «retirada de direitos» e aos «horários desregulados».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui
