Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|baixos salários

Trabalhadores do INATEL começam a planear novas acções de luta

Ignorando as negociações, a administração do INATEL informou os trabalhadores que iria actualizar, unilateralmente, os salários base em 2,3%: corresponde a um aumento de cerca de 58 cêntimos diários, diz a Fesaht/CGTP.

CréditosMário Cruz / Lusa

No final de Março de 2023, a Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (Fesaht/CGTP-IN) realizou uma terceira reunião de negociação da revisão do Acordo de Empresa da Fundação INATEL. O objectivo era negociar a actualização dos salários e a melhoria das condições de trabalho na instituição.

No entanto, após esta reunião, o INATEL decidiu, «unilateralmente», anunciar um aumento nos salários base de 2,3%, o que corresponde a um aumento de cerca 58 cêntimos diários. Esta decisão é de «total insensibilidade em relação a todo o esforço feito pelos trabalhadores e ao seu contributo para os bons resultados nos últimos anos», considera a Fesaht.

«Ao invés de valorizar os rendimentos dos trabalhadores, dignificar a profissão e melhoria das condições de trabalho na empresa, opta pelos baixos salários». A inflação no ano de 2022 foi de 7,8%, a previsão para 2023 é de 5,5%, mas o aumento dos salários na Fundação INATEL, na soma dos dois anos, «não chegou aos 5%».

A situação é ainda mais revoltante tendo em conta que «1 em cada 4 trabalhadores da Fundação INATEL, recebem o Salário Mínimo Nacional, havendo inclusivamente trabalhadores que possuem mais de 20 anos de antiguidade e recebem o SMN».

A Administração justifica-se com a actual situação económica, em portugal no mundo, «para continuar a explorar a mão-de-obra». A Feshat informa que «os sindicatos estão a realizar reuniões de trabalhadores nos locais de trabalho para discutir com os trabalhadores formas de luta que obriguem a empresa a valorizar os salários sem perdas de direitos».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui