|direitos laborais

Brisa: mais lucros, portagens mais caras, mais «abusos» nas funções dos trabalhadores

A Brisa estará a «transmitir informações que não são verdadeiras sobre as funções do Operador de Posto de Portagem» (OPP) nas sua formação profissional, acusa o CESP/CGTP-IN.

Créditos / CGTP-IN

A alteração do descriptivo funcional da carreira de Operador de Posto de Portagem (OPP), na Brisa, «limitou-se à cobrança remota - e esta ocorre só em situações excepcionais», explica, em comunicado enviado ao AbrilAbril, o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP/CGTP-IN). Não é isso, no entanto, que está a ser transmitido pela empresa, acusa o sindicato.

Nas formações da Brisa, os trabalhadores da carreira de OPP estarão a ser informados de que têm a responsabilidade de «acompanhar a tripulação das empresas no transporte de valores, nos trabalhos de recolha de bolsas e na verificação de valores em vias Etoll», acompanhar «prestadores de serviço sempre que necessárias vistorias, intervenções ou quaisquer outros trabalhos, garantindo que os mesmos têm conhecimento das normas de segurança», e «receber material, conferir registos de encomenda ou arrumar em espaços para o efeito».

Todas estas funções, afirma o sindicato, pertencem ao Operador Principal de Posto de Portagem, não aos restantes operadores. O CESP exige a «correcção imediata da informação nas formações» da Brisa, apelidando as práticas da empresa de «manobras que atropelam os direitos conquistados pelos trabalhadores».

A Brisa, concessionária privada de várias autoestradas em Portugal, apresentou lucros de 325,9 milhões de euros em 2024. No primeiro semestre de 2025, os lucros continuaram a aumentar: 155,8 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, mais 14,5% em relação ao período homólogo de 2024. A partir de 1 de Janeiro de 2026, as tarifas das portagens geridas pela Brisa sofreram uma actualização de 2,29%.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui