Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM), CGTP-IN e Projecto Ruído voltam a unir-se em solidariedade com o povo palestiniano, promovendo uma concentração no Martim Moniz, amanhã, dia 8, pelas 15h, seguida de um desfile até ao Largo José Saramago (Campo das Cebolas).
Em defesa da «paz no Médio Oriente» e de uma «Palestina independente», e clamando «Fim à agressão! Fim ao massacre!», os promotores da iniciativa sublinham que «só a determinação dos povos pode vencer a inércia dos governos e levá-los a forçar Israel a respeitar o direito internacional».
Num comunicado conjunto, afirmam a necessidade do empenho e da solidariedade de todos, bem como a urgência de «pôr fim a novos bombardeamentos e ataques israelitas à Faixa de Gaza» e de «acordar um cessar-fogo imediato e incondicional».
Exigem igualmente o fim dos «17 anos de desumano cerco» imposto por Israel ao enclave e a garantia da ajuda humanitária e da reconstrução do território.
Consideram ainda urgente impedir a expulsão dos palestinianos das suas casas e da sua terra, acabar com a violência dos militares e colonos israelitas na Cisjordânia ocupada e libertar todos os detidos.
«É preciso que, após muitas décadas de promessas incumpridas, seja concretizado um Estado palestiniano independente, com controlo soberano das suas fronteiras e recursos», destacam as organizações promotoras da acção solidária com a Palestina.
Sessão pública em Viseu
Este sábado, às 17h, o espaço Carmo'81, em Viseu, será palco de uma sessão pública de debate centrada na Paz no Médio Oriente e na Palestina independente, informa o CPPC.
Helena Barbosa, do CPPC, e Carlos Almeida, do MPPM, serão oradores no evento solidário.