|bombeiros

Trabalhadores das autarquias e bombeiros essenciais no apoio às populações

O STAL sublinha que os serviços públicos só podem responder às crises com financiamento e investimento suficientes, com trabalhadores qualificados, reconhecidos, valorizados e em número adequado.

Destruição no quartel dos Bombeiros Voluntários de Leiria, após a passagem da depressão Kristin. Leiria, 29 de Janeiro de 2026 
CréditosPaulo Novais / LUSA

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL) realça a evidência de que «os fenómenos climatéricos que enfrentamos com maior frequência e intensidade, mesmo quando atempadamente alertados pelos serviços do IPMA», mostram um País mal preparado.

Estes fenómenos, segundo o sindicato, apontam para a necessidade de implementar políticas públicas estruturais, reforçar o investimento público, nomeadamente, quanto «à capacidade de resposta do Governo e do Poder Local em matéria de prevenção, contingência, intervenção e apoio», mas também na valorização dos trabalhadores das autarquias e dos bombeiros, «dignificando as suas carreiras, salários e condições de trabalho».

Nesse sentido, o STAL reafirma que, para responderem às crises, os serviços públicos necessitam de «financiamento e investimento suficientes, com trabalhadores qualificados, reconhecidos e valorizados e em número adequado». Por outro lado, defende que nenhum trabalhador seja «obrigado a enfrentar graves situações climatéricas sem as condições mínimas de formação e de segurança».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui