|rendimentos

Há mês a mais para o salário de grande parte dos portugueses

Quase 60% portugueses fica com menos de 20% de rendimento após pagar contas, revelou um estudo da Intrum, realizado entre Agosto e Outubro.

«Devido à pandemia de Covid-19, 59% dos portugueses inquiridos afirma ficar com menos de 20% do seu rendimento após pagar as suas contas», refere o estudo ECPR [European Consumer Payment Report 2020] da Intrum, realizado em plena pandemia.

O estudo tem «por objectivo a partilha de informação sobre a vida quotidiana dos consumidores europeus, os seus hábitos de despesa e a capacidade de gerir as suas finanças domésticas mensalmente», refere.

De acordo com o barómetro «bem-estar financeiro Intrum», na categoria «capacidade de pagar as contas», Portugal está em 22.º lugar na lista de 24 países europeus, «posicionando-se assim entre os três últimos países da classificação».

O relatório anual baseia-se num inquérito externo realizado simultaneamente em 24 países na Europa, num total de 24 198 consumidores.

O estudo da Intrum revela ainda que «os jovens adultos e os pais são os grupos etários que estão mais vulneráveis, encontrando-se sob grande pressão».

«Cerca de um terço dos europeus afirma que o seu rendimento diminuiu como resultado da Covid-19 e 25% admite que possa vir a diminuir em breve», sendo que, «em Portugal, 49% dos homens dizem que o seu rendimento diminuiu na sequência da pandemia, um valor substancialmente superior à média europeia, que é de 36%».


Com agência Lusa

Tópico