A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) sublinha que esta «medida simplificada tem sido anunciada pelo Governo como tendo apoios a 100%, até um máximo de 10.000€», mas não há informação, nomeadamente, sobre a «dotação total disponível ou como e quando vão os agricultores receber esta ajuda».
A CNA recorda afirmações do ministro da Agricultura, de que as candidaturas a esta medida já estariam abertas desde o dia 29 de Janeiro, com formulários disponibilizados nas páginas das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) na internet. No entanto, segundo a CNA, quando os agricultores acedem a estes formulários «são informados que "este procedimento não corresponde a uma candidatura", tratando-se apenas de uma declaração de prejuízos».
A confederação, para além de alertar para a «situação dramática» que os agricultores enfrentam no terreno, «com explorações e culturas destruídas, prejuízos avultadíssimos e rendimentos comprometidos no futuro», pretende também saber se os prejuízos causados na floresta são também elegíveis para apoios, considerando que «a floresta foi fortemente afectada».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui
