O primeiro-ministro, na sua mensagem de Natal, fez um discurso marcado por um certo tom futebolístico, falando da «mentalidade "Cristiano Ronaldo"» e da «diferença entre "jogar para empatar" ou ter a mentalidade vencedora de "jogar sempre para ganhar"». Luís Montenegro, mais parecia um treinador de uma equipa de um escalão inferior a dizer aos seus jogadores que são os melhores do mundo, quando estes vão defrontar uma equipa da primeira divisão.
O falhanço é evidente. O primeiro-ministro afirma que «os rendimentos dos portugueses estão a subir», mas eles não dão sequer para pagar a habitação, enquanto aumenta o número de trabalhadores, já são cerca de 20%, que ganham o salário mínimo.
«A solidez económica que estamos a construir assenta num modelo de salários mais altos e impostos mais baixos», afirma o primeiro-ministro. Mas salários mais altos para quem, se aumenta o número de portugueses que empobrecem a trabalhar? A solidez económica, essa sim, mas para as grandes empresas que ainda agora foram contempladas no Orçamento do Estado (OE) com 1800 milhões de euros de benefícios fiscais.
Luís Montenegro, ainda na sua mensagem de Natal, sublinhou que o Governo está «a cumprir todos os objetivos e compromissos em matérias de emprego e salários”. Sim, esta afirmação não é fake news. Basta ver o OE para 2026 e perceber que vamos continuar com uma política de baixos salários e pensões, de contenção do investimento, de injustiça fiscal, de ataque aos serviços públicos, para além do financiamento dos lucros do grande capital através dos benefícios fiscais, acima referidos.
Por outro lado, os tais «compromissos em matérias de emprego e salários» de que fala o primeiro-ministro, são os compromissos com o grande patronato que, por exemplo, aplaude com ambas as mãos a proposta do «pacote laboral» do Governo, onde os trabalhadores são contemplados com o fomento da precariedade, a desregulação do tempo de trabalho, a facilitação dos despedimentos e a manutenção dos baixos salários, entre outras malfeitorias.
Esta mensagem de Natal governamental, quando fala de mentalidade ganhadora e de «jogar para ganhar», está a falar para a banca, para as grandes empresa e multinacionais.
O povo, os trabalhadores, que se lixem!
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui
