Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Palestina

Tropas israelitas matam dois palestinianos em Jenin

As forças de ocupação mataram, esta quinta-feira, dois palestinianos no Norte da Cisjordânia, elevando para 17 o número de mortos pelas tropas israelitas desde o início do ano.

Forças israelitas de ocupação (imagem de arquivo) 
Forças israelitas de ocupação (imagem de arquivo) Créditos / PressTV

As vítimas mortais foram identificadas como Adham Mohammad Jabarin, de 26 anos, e Jawad Farid Bawaqta, de 57.

Em comunicado, o Ministério palestiniano da Saúde informou que o primeiro foi atingido com um disparo no ventre e que o segundo foi atingido no peito.

Fontes locais disseram à agência Wafa que um grande dispositivo militar entrou no campo de refugiados de Jenin esta madrugada, provocando trocas de disparos com forças da resistência palestiniana e violentos confrontos com os residentes.

Revelaram igualmente que Farid Bawaqta, professor do Ensino Secundário e pai de seis, foi morto por um franco-atirador israelita quando estava a prestar os primeiros socorros a Jabarin.

Outros três palestinianos ficaram feridos com fogo real e mais quatro foram detidos, refere a Wafa, denunciando que os soldados impediram que ambulâncias chegassem ao local onde os feridos se encontravam.

Mohammad Jabarin e Farid Bawaqta foram declarados mortos pouco depois de chegarem ao hospital, para onde foram levados em viaturas particulares.

O primeiro-ministro da Palestina, Mohammad Shtayyeh, condenou os «assassinatos criminosos» desta manhã em Jenin e voltou a pedir à chamada comunidade internacional apoio em defesa do povo palestiniano.

Em Jenin, foi declarada uma greve geral. Só desta província palestiniana da Margem Ocidental ocupada são nove dos 17 palestinianos que as forças israelitas mataram desde o início do ano.

De acordo com os dados recolhidos pela Wafa, em 2022 as tropas israelitas mataram 224 palestinianos – 52 dos quais na Faixa de Gaza e os restantes na Cisjordânia ocupada.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui