Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Economia

Preços da produção industrial crescem mais de 41% na UE e na zona Euro

Em Setembro, os preços da produção industrial na União Europeia e na zona euro cresceram 41% relativamente ao mesmo mês do ano anterior. Um novo máximo histórico na série estatística, diz o Eurostat.

CréditosESTELA SILVA / LUSA

Os preços da produção industrial registaram, em Setembro, uma subida de 41,9% na zona euro e de 41,4% no conjunto da União Europeia (UE), em comparação com o mês homólogo de 2021.

Os dados foram publicados pelo gabinete estatístico da UE, o Eurostat, segundo o qual este é um novo máximo histórico na série estatística iniciada em Janeiro de 2015.

Já na variação em cadeia, em Setembro face a Agosto deste ano, o crescimento foi mais contido, de 1,6% na zona euro e de 1,5% na UE.

De acordo com o Eurostat, o aumento dos preços na produção industrial foi principalmente impulsionado pelo aumento de custos no sector da energia, que registou um aumento de 108,2% na zona euro e 105,3% na UE.

As empresas e a economia da UE têm-se ressentido das sanções económicas aplicadas por esta à Rússia em resposta à intervenção militar daquele país no conflito ucraniano, ao lado das autodenominadas repúblicas separatistas do Donbass.

«O Ocidente prometeu que os pacotes de sanções atingiriam duramente a Rússia» sem afectar os povos europeus. «Oito meses passados, ambas as afirmações estão longe da verdade», escreve o Le Monde Diplomatique na sua edição de Novembro.

Segundo a mesma fonte, a UE enfrenta uma inflação de dois dígitos, devido aos «preços estratosféricos da energia», e os sectores industriais de uso intensivo de energia já afectados pela pandemia e pós-pandemia, como as indústrias químicas, do aço, de fertilizantes e do papel, «estão a operar com reduzida capacidade ou a fechar devido aos prejuízos».

Segundo a informação do Eurostat, outros sectores com aumentos significativos na zona euro e na UE são o de bens intermédios (19% e 19,1%, respectivamente), o de bens e consumo duradouros (9,8% e 10,1%) e os bens de capital (7,6% e 7,9%).

Excluindo a energia, os preços totais na indústria teriam subido 14,5% na zona euro e 15% na UE em Setembro de 2022, face ao mesmo mês de 2021.


com Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui