|Cuba

Mais de 445 mil voluntários receberam a primeira dose da Abdala em Cuba

O número foi avançado pelo presidente de Cuba, Díaz-Canel, na sua conta de Twitter. O chefe de Estado sublinhou que «vacinar-se é uma festa da soberania».

Avança a bom ritmo o processo de vacinação em grupos e territórios de risco no contexto da intervenção sanitária em quatro municípios de Havana, com a candidata a vacina anti-Covid-19 Abdala 
Créditos / @MINSAPCuba

«Vai bem a intervenção sanitária com a Abdala em grupos e territórios de risco. Os voluntários com a primeira dose ultrapassam os 445 mil. Vacinar-se é uma festa da soberania», escreveu Miguel Díaz-Canel na rede social esta terça-feira.

Por seu lado, o Ministério cubano da Saúde (Minsap) informou que, das 445 908 pessoas imunizadas no âmbito da chamada intervenção sanitária, 269 409 são trabalhadores da Saúde, da empresa farmacêutica BioCubaFarma e «outros grupos de risco», refere a TeleSur.

Os restantes 186 499 são «população de risco dos territórios seleccionados» para aplicar a Abdala, uma das duas candidatas cubanas – a outra é a Soberana 02 – que se encontram na Fase III dos testes clínicos.

Também esta terça-feira, o Minsap informou que o país regista 126 755 casos acumulados de pessoas contagiadas com o novo coronavírus e 119 161 casos de pacientes recuperados. Faleceram na Ilha por causa desta doença 826 pessoas.

Candidatas anti-Covid-19 de Cuba confirmam resistência a novas variantes

Estudos desenvolvidos por cientistas cubanos confirmaram o elevado nível de imunidade de indivíduos vacinados com as candidatas cubanas anti-Covid-19 às novas variantes detectadas no país, explicou ontem Vicente Vérez, director do Instituto Finlay de Vacinas, num encontro com autoridades governamentais.

O especialista considerou muito positivas as análises realizadas com as denominadas variantes sul-africana e californiana do coronavírus SARS-CoV-2, refere a Prensa Latina.

No encontro, liderado por Miguel Díaz-Canel e o primeio-ministro, Manuel Marrero, os especialistas precisaram que circulam no país quatro variantes genéticas além da original e nove padrões mutacionais.

No que respeita à avaliação do controlo da pandemia de Covid-19 pelo grupo governamental de trabalho, o titular da pasta da Saúde Pública, José Ángel Portal, afirmou que a imunização segue a bom ritmo, com mais de 53% de vacinados em quatro municípios da capital, epicentro da doença no país, onde está a decorrer um estudo de intervenção sanitária.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui