Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Vietname

Cuba enviou para o Vietname o primeiro lote de vacinas Abdala

O primeiro lote de doses da vacina Abdala, desenvolvida pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB), seguiu de Cuba para o Vietname, informou esta sexta-feira a instituição científica.

O primeiro lote de doses da Abdala seguiu esta sexta-feira de Cuba para o Vietname, país que está a produzir com êxito no seu território a Sputnik V, desenvolvida pela Rússia  
Créditos / @CIGBCuba

Sem precisar a quantidade de doses que foram transportadas num avião da Vietnam Airlines, o GIGB afirmou na sua conta de Twitter que a plataforma produtiva do fármaco é utilizada noutros imunógenos, registados em mais de 30 países, e certificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No passado dia 20, no contexto da visita que o presidente vietnamita, Nguyen Xuan Phuc, fez a Cuba, foi assinado um Contrato de Abastecimento e Distribuição de cinco milhões de doses da vacina Abdala, contra a Covid-19.

A directora-geral do CIGB, Marta Ayala, afirmou que estas doses seriam aplicadas em Hanói, tanto em população adulta como infantil, indica a Prensa Latina.

O governo vietnamita decidiu comprar a Cuba dez milhões de doses deste imunógeno, depois de, no passado dia 17, o Ministério da Saúde ter aprovado a vacina Abdala para uso de emergência.

A Abdala é a oitava vacina contra a Covid-19 aprovada para uso de emergência no Vietname. As outras, informa a Vietnam News Agency, são a AstraZeneca, a Johnson & Johnson, a Moderna, a Pfizer-BioNTech, a Sputnik V, a Sinopharm e a Hayat-Vax.

Vietname produz com êxito primeiro lote da Sputnik V

A empresa vietnamita Vabiotech, do Ministério da Saúde, anunciou esta sexta-feira que produziu com êxito o primeiro lote da vacina Sputnik V contra o coronavírus, em colaboração com o Fundo Russo de Investimento Directo.

Antes, informa a Vietnam News Agency, o lote produzido pela empresa vietnamita tinha sido avaliado e aprovado pelo Centro Nacional de Investigação de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, na Rússia.

Do Tuan Dat, presidente da Vabiotech, destacou que este êxito ajuda o país a aceder rapidamente a uma fonte de vacinas de qualidade, contribuindo para a prevenção e o controlo da Covid-19.

Por outro lado, revelou que a Vabiotech está a trabalhar com a parte russa com vista à produção, no futuro próximo, da vacina Sputnik Light, que requer apenas uma dose.

O Ministério vietnamita da Saúde autorizou a administração da Sputnik V para uso de emergência a 23 de Março deste ano; posteriormente, a 21 de Julho, a Vabiotech anunciou a produção do antídoto no país, em fase de ensaio.

O Vietname manteve números bastante baixos de infecções pelo vírus SARS-CoV-2 durante muito tempo, mas em Maio deste ano esse registo começou a aumentar, estando previsivelmente ligado à chamada variante Delta.

Ainda assim, num país que tem quase 100 milhões de habitantes, o número acumulado de casos de infecção é de 736 972, segundo dados divulgados ontem pelas autoridades sanitárias.

No que respeita à vacinação, a Vietnam News Agency refere que, a 23 de Setembro, tinham sido administradas 36,79 milhões de doses de vacinas anti-Covid no país asiático e que 7,25 milhões de pessoas tinham recebido duas doses.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui