|Palestina

Forças israelitas matam um palestiniano em Nablus

Um palestiniano foi morto e pelo menos dois ficaram feridos no raide israelita desta quinta-feira à cidade de Nablus, no Norte da Cisjordânia, onde se registaram fortes confrontos.

Tropas israelitas durante um raide em Nablus 
CréditosRaneen Sawafta / Al Jazeera

Khalil Yehya Anis, de 20 anos, foi atingido com disparos na cabeça e morto, informou o Ministério palestiniano da Saúde, enquanto outros dois jovens ficaram feridos, um deles em estado grave, e foram levados para o hospital.

As forças de ocupação também invadiram o Bairro de Rafidia, tendo cercado um edifício de quatro andares e despejado os moradores, antes de o demolir.

Horas mais tarde, as tropas israelitas demoliram a casa de Usama Tawil, que foi preso em 13 de Fevereiro último e acusado de ter matado um soldado israelita na cidade, refere a Wafa.

As forças de ocupação dispararam latas de gás lacrimogéneo contra os palestinianos que se juntaram no local para protestar contra a demolição e, segundo revelou o Crescente Vermelho, 170 pessoas tiveram de receber tratamento devido a inalação de gás e efeitos de asfixia.

Ahmad Jibril, director do serviço de emergência do Crescente Vermelho Palestiniano, disse à Al Mayadeen que as forças militares lançaram uma bomba de gás lacrimogéneo contra uma ambulância e atingiram outra a tiro, na tentativa de a impedir de chegar ao local onde se encontravam os feridos.

Com base na imprensa palestiniana, a Al Mayadeen indica que elementos da resistência confrontaram as tropas israelitas que entraram em Nablus a partir de diferentes direcções, enquanto grupos de jovens lançavam explosivos artesanais contra as viaturas militares.

Forças de ocupação em Nablus, esta madrugada / @Timesofgaza

Nos últimos meses, registou-se um aumento de ataques por parte das tropas e colonos israelitas contra a população palestiniana nos territórios ocupados. Nablus e Jenin, no Norte da Cisjordânia, são dois alvos constantes, em virtude da resistência que ali se verifica contra a ocupação.

No âmbito de uma campanha sistemática, o Exército israelita intensificou a sua presença nesta região e leva a cabo operações e controlos frequentes tanto nas cidades como nas aldeias em redor.

O assassinato de Anis, esta quinta-feira, segue-se ao de Fares Hashah, há dois dias, durante um raide das forças israelitas ao campo de refugiados de Balata, igualmente em Nablus.

De acordo com a agência Wafa, as forças israelitas mataram 161 palestinianos desde o início do ano, na Margem Ocidental ocupada e na Faixa de Gaza cercada.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui