Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Palestina

Exército israelita mata rapariga palestiniana em Jenin

Uma jovem palestiniana de 16 anos foi assassinada, esta madrugada, com um tiro na cabeça, quando as tropas israelitas realizavam um novo assalto a Jenin, no Norte da Cisjordânia ocupada.

Forças israelitas durante um raide na Cisjordânia ocupada (iamgem de arquivo) 
Créditos / PressTV

Em comunicado, o Ministério palestiniano da Saúde referiu que Jana Majdi Zakarneh se encontrava na açoteia da sua casa quando foi atingida por um franco-atirador israelita.

Zakarneh, que foi encontrada morta depois de os soldados israelitas terem abandonado a cidade de Jenin, é a mais recente vítima da brutalidade constante das forças de ocupação nos territórios que ocupam.

Fontes locais disseram que foi atingida a tiro na cabeça por um disparo de um sniper israelita, durante uma operação em que foram feridos pelo menos outros dois palestinianos e mais três foram detidos em Jenin, revela a agência Wafa.

As cidades de Jenin e de Nablus (Norte da Cisjordânia), onde a resistência palestiniana se tem organizado e que são consideradas os mais fortes bastiões das milícias palestinianas, são alvos quase diários de operações militares israelitas.

Durante o raide, indica a PressTV, registaram-se fortes confrontos entre os soldados e vários grupos palestinianos armados, sobretudo na zona oriental da cidade.

Ao espalhar-se a notícia do assassinato da jovem de 16 anos, foi declarada uma greve geral na cidade e centenas de pessoas vieram para as ruas protestar contra o crime, acrescenta a Wafa.

Desde o início do ano, as forças israelitas mataram pelo menos 218 palestinianos, 166 dos quais na Margem Ocidental ocupada e 52 na Faixa de Gaza cercada.

Jana Majdi Zakarneh é a 59.ª vítima mortal em Jenin desde o início do ano, a 39.ª menor palestiniana assassinada em 2022 e a décima vítima deste mês da «máquina da morte israelita», afirma ainda a Wafa.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui