Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Venezuela

Ensino público abrange 75% dos alunos venezuelanos

Num encontro com docentes em Caracas, esta quarta-feira, o chefe de Estado da Venezuela, Nicolás Maduro, destacou a elevada cobertura do ensino público – gratuito e de qualidade. Instou a comunidade educativa a ser um agente activo na construção da «nova sociedade venezuelana».

Nicolás Maduro quer que a comunidade educativa seja um agente activo na construção da «nova sociedade venezuelana»
Nicolás Maduro quer que a comunidade educativa seja um agente activo na construção da «nova sociedade venezuelana»Créditos / correodelorinoco.gob.ve

«Quero receber da vossa parte todas as propostas que fazem a comunidade, os docentes, os estudantes com o intuito de melhorar substancialmente a educação pública, gratuita e de qualidade que o país possui e que cobre 75% da matrícula escolar nacional», disse esta quarta-feira o Presidente da República Bolivariana da Venezuela, no Poliedro de Caracas, onde participou num encontro nacional com os docentes.

No encontro, Nicolás Maduro instou a comunidade educativa a funcionar como um grande centro de construção da «nova sociedade venezuelana», apresentando propostas que contribuam para a elaboração do plano governamental para o período 2019-2025, no âmbito das mais de 3500 assembleias que, com esse objectivo, estão a ter lugar no país sul-americano.

Tendo por base a já ampla cobertura actual do ensino público, o mandatário venezuelano propôs aumentá-la para os 100% no período referido, de modo a abranger todas as crianças e jovens inscritos nos níveis de ensino pré-primário, primário e secundário.

No decorrer do encontro, Nicolás Maduro anunciou uma série de medidas para valorizar o sector, tendo destacado a aprovação de verbas destinadas ao pagamento de aumentos salariais, a construção de habitações e o reforço dos serviços de saúde dos docentes, informa a Prensa Latina.

Sobre o papel dos docentes, Maduro afirmou que devem «ser geradores de consciência, por forma a que a Revolução Bolivariana prossiga com as políticas que, na área social, executa para proteger o povo».

«Face à contínua ameaça que representa a oligarquia e os danos que causaria o seu regresso à Presidência da República», Maduro sublinhou o papel de formadores dos docentes, pois são eles que «podem despertar as consciências» e «explicar o que significa a continuidade da Revolução Bolivariana e as suas conquistas», indica a AVN.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui