Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|iémen

Bombardeamento saudita no Iémen mata três dezenas de civis

Um ataque aéreo da coligação liderada pelos sauditas atingiu, esta madrugada, um mercado no distrito de Sahaar, na província iemenita de Sa’adah, provocando a morte a cerca de três dezenas de civis.

Espaço destruído após um ataque da aviação saudita (foto de arquivo)
Espaço destruído após um ataque da aviação saudita (foto de arquivo)Créditos / PressTV

A televisão em língua árabe al-Masirah, citada pela PressTV, referiu que 27 civis morreram e nove ficaram feridos como consequência do bombardeamento perpetrado pelos sauditas na madrugada desta quarta-feira no Noroeste do país.

A cadeia televisiva alertou para a possibilidade de o número de vítimas mortais aumentar, tendo em conta que estavam a ser realizadas operações de busca nos destroços. Posteriormente, outras fontes deram conta da existência de 28 feridos, alguns deles em estado grave.

De acordo com a PressTV, outros dois civis foram mortos hoje no distrito de al-Dhaher, na mesma província iemenita, quando a viatura em que seguiam foi atingida por caças sauditas.

No rol de vítimas mortais recentes da agressão saudita ao Iémen, há que acrescentar a dezena de civis mortos no fim-de-semana passado, nas províncias de Sa’adah e Ta’izz, na sequência de ataques semelhantes.

O ataque desta madrugada ao mercado no distrito de Sahaar faz lembrar outros bombardeamentos levados a cabo pela coligação saudita contra infra-estruturas civis repletas de gente. O caso mais grave – e o que obteve maior relevo mediático – ocorreu a 8 de Outubro de 2016, quando os sauditas atacaram um centro comunitário, na capital do país, Saná. Estima-se que milhares de pessoas ali estivessem reunidas para participar num funeral. Mais de 140 foram mortas e mais de 500 ficaram feridas.

Desde que, em Março de 2015, a coligação militar liderada pela Arábia Saudita lançou uma ofensiva contra o Iémen – alegadamente para recolocar no poder Abd Rabbuh Mansur Hadi, aliado próximo de Riade, e esmagar a resistência do movimento Ansarullah –, os seus bombardeamentos provocaram mais de 12 mil mortos.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui