Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Contrato Colectivo de Trabalho

União e luta nas Misericórdias força a mão do Governo

Após um longo processo de luta (concentrações à porta do Ministério do Trabalho, greves e abaixo-assinados), o Governo não teve outra opção senão publicar a portaria do Contrato Colectivo de Trabalho.

CréditosRicardo Sousa / DR-GEICE

E o que significa a portaria de extensão do Contrato Colectivo de Trabalho (CCT) que o Governo, depois de meses de boicote, foi finalmente obrigado a publicar? A portaria, que entrou em vigor a 2 de Novembro, garante aos trabalhadores das misericórdias «mais salário e mais direitos», explica o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP/CGTP-IN).

Para além de uma actualização salarial e o pagamento integral, a 100%, do trabalho aos feriados, o CCT celebrado entre o CESP e a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) aumenta o valor das diuturnidades para 21 euros por cada cinco anos de antiguidade na instituição, «até ao limite de cinco diuturnidades».

«As diuturnidades somam aos valores da tabela salarial».

A vitória não significa o fim do caminho para os trabalhadores do sector social, ainda é preciso «assegurar a aplicação da portaria a todos os trabalhadores não abrangidos por instrumentos de regulamentação colectiva negocial», alerta o CESP.

A aplicação deste acordo, alvo de um boicote activo por parte do Governo PS, só foi possível graças à determinação e coragem dos trabalhadores que souberam não abdicar dos seus direitos. «É preciso ir à luta pela resolução dos restantes problemas que os trabalhadores do sector vivem, a começar pela valorização das carreiras e aumentos salariais».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui