Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|tratamento de resíduos

STAL oferece ovos da páscoa «recheados de reivindicações» à Resinorte

Nesta Páscoa, o STAL/CGTP vai entregar dois ovos reivindicativos «recheados com abaixo-assinados subscritos por mais de duas centenas de trabalhadores» à Resinorte, empresa de resíduos que opera em 35 concelhos do Norte.

Acção de luta dos trabalhadores da Resinorte, promovida pelo STAL/CGTP 
Acção de luta dos trabalhadores da Resinorte, promovida pelo STAL/CGTP Créditos / STAL

Há «condições económicas e financeiras» para a administração da Resinorte (empresa que explora e gere os sistemas de triagem, recolha, valorização e tratamento de resíduos urbanos em 35 concelhos do Norte de Portugal) valorizar, de forma apropriada, os seus trabalhadores, considera o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL/CGTP-IN), em comunicado enviado ao AbrilAbril.

E os aumentos salariais não se podem ficar pela «esmola» decidida unilateralmente pela administração, defende o sindicato: os trabalhadores querem um aumento significativo, «que recupere o poder de compra perdido há vários anos, bem como a respeito pela dignificação profissional, como trabalhadores que prestam um serviço público essencial para as populações».

«A taxa de rentabilidade aprovada pelo regulador para o sector dos resíduos» tem de reflectir-se na melhoria das condições remuneratórias daqueles que verdadeiramente produzem a riqueza. A prioridade destes profissionais, neste momento, passa pelos aumentos dos salários e subsídios de refeição e de transporte, a reclassificação das carreiras (de forma a reconhecer as funções reais desempenhadas pelos trabalhadores), e o respeito pela contratação colectiva.

Estas exigências foram subscritas por várias centenas de trabalhadores, num que trabalham no sector dos resíduos urbanos, na Resinorte, em Alijó, Amarante, Armamar, Baião, Boticas, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Chaves, Cinfães, Fafe, Guimarães, Lamego, Marco de Canaveses, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Mondim de Basto, Montalegre, Murça, Penedono, Peso da Régua, Resende, Ribeira de Pena, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Santo Tirso, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Trofa, Valpaços, Vila Nova de Famalicão, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real e Vizela.

Os trabalhadores da Resinorte reafirmam a sua disponibilidade para continuar a luta em defesa dos seus direitos, «mandatando o STAL para definir as formas de luta mais adequadas para alcançar esses objectivos».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui