|Administração Local

«Sem trabalhadores valorizados não há Poder Local Democrático»

A afirmação é do STAL/CGTP, que assinala o aumento da participação nas eleições autárquicas e sublinha a importância das autarquias para o desenvolvimento, a coesão social e territorial e a democracia.

Imagem de arquivo.CréditosAntónio Pedro Santos / Agência Lusa

O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL/CGTP-IN) chama a atenção para os cerca de 200 mil trabalhadores que a administração local e regional e o respectivo sector empresarial empregam. Diariamente, são estes trabalhadoresas a asegurar o funcionamento dos serviços públicos de proximidade, nomeadamente o abastecimento de água, saneamento, recolha de resíduos, transportes e protecção civil, entre muitos outros.

Considerando que a resolução dos grandes problemas laborais no sector da administração local depende, em grande medida, do Governo, o STAL defende que os executivos autárquicos devem, também, assumir uma grande responsabilidade nos compromissos para com as respectivas populações e trabalhadores, designadamente no que respeita «ao reforço de investimento em Serviços Públicos de qualidade, na valorização do trabalho e na defesa dos direitos de quem serve diariamente as populações».

Entretanto, o STAL, para além de exortar «os executivos autárquicos a preocuparem-se com os trabalhadores», reafirma o seu compromisso na defesa dos direitos dos trabalhadores e de condições dignas nos locais de trabalho, nomeadamente, quanto ao pagamento do Suplemento de Penosidade e Insalubridade, às 35 horas semanais para todos e reposição dos 25 dias de férias, à contratação de mais trabalhadores e à valorização da contratação colectiva.

Nesse sentido, o sindicato apela à participação na greve nacional dos trabalhadores da Administração Pública do próximo dia 24 de Outubro, promovida pela Frente Comum de sindicatos.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui