O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL/CGTP-IN) chama a atenção para os cerca de 200 mil trabalhadores que a administração local e regional e o respectivo sector empresarial empregam. Diariamente, são estes trabalhadoresas a asegurar o funcionamento dos serviços públicos de proximidade, nomeadamente o abastecimento de água, saneamento, recolha de resíduos, transportes e protecção civil, entre muitos outros.
Considerando que a resolução dos grandes problemas laborais no sector da administração local depende, em grande medida, do Governo, o STAL defende que os executivos autárquicos devem, também, assumir uma grande responsabilidade nos compromissos para com as respectivas populações e trabalhadores, designadamente no que respeita «ao reforço de investimento em Serviços Públicos de qualidade, na valorização do trabalho e na defesa dos direitos de quem serve diariamente as populações».
Entretanto, o STAL, para além de exortar «os executivos autárquicos a preocuparem-se com os trabalhadores», reafirma o seu compromisso na defesa dos direitos dos trabalhadores e de condições dignas nos locais de trabalho, nomeadamente, quanto ao pagamento do Suplemento de Penosidade e Insalubridade, às 35 horas semanais para todos e reposição dos 25 dias de férias, à contratação de mais trabalhadores e à valorização da contratação colectiva.
Nesse sentido, o sindicato apela à participação na greve nacional dos trabalhadores da Administração Pública do próximo dia 24 de Outubro, promovida pela Frente Comum de sindicatos.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui
