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Se os patrões na Medway estão preocupados com os salários intermédios: «aumentem-nos»

O aumento proposto pela Medway (antiga CP Carga, privatizada) para os salários mais baixos, em 2024, ronda os 32 euros, muito abaixo do aumento do salário mínimo. SNTSF/CGTP entrega pré-aviso de greve para 28 de Março.

Créditos / Eurotransportes

Após várias tentativas de negociação, sempre rebatidas pelo patronato da Medway (antiga CP Carga e actualmente a maior operadora ferroviária privada de transportes de mercadorias na Península Ibérica), a empresa decidiu unilateralmente aplicar aumentos de 1%, a que acresce um valor fixo de 60 euros. Estes aumentos serão aplicados no final do mês de Março.

Depois de mais uma reunião realizada em finais de Fevereiro, a pedido do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF/CGTP-IN), a Medway reafirmou a sua indisponibilidade: continuando a dizer «que não pode ir mais longe», alegando «que os salários mais baixos estão a aproximar-se dos salários médios».

«Quanto a este ponto», afirma o SNTSF, sindicatos e patronato estão de acordo: «é preciso também valorizar os salários intermédios, igualar as carreiras dos trabalhadores que executam as mesmas funções mas com categorias e salários inferiores». E para atingir esse objectivo, o patronato das empresas multinacionais como a Medway tem de apresentar propostas dignas de aumentos salariais.

Perante a falta de interesse da empresa em valorizar, de uma forma concreta, o trabalho diário que cada um dos trabalhadores da Medway empreende todos os dias, o SNTSF já entregou um pré-aviso de greve para o dia 28 de Março, acompanhando as opiniões recolhidas junto dos trabalhadores. As propostas da Medway não correspondem «às expectativas de quem trabalha nesta empresa e nem resolve problemas de discriminação entre trabalhadores que se têm vindo a avolumar».

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