Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|exploração

Autoeuropa: sindicato lança petição para que se reconheça desgaste rápido

A proposta de 1,9% de aumento salarial, avançada pela administração da Autoeuropa, está muito aquém das possibilidades de um grupo que, em 2023, acumulou mais de 11 mil milhões em lucros, denucia o SITE Sul/CGTP. 

CréditosMário Cruz / Agência LUSA

A proposta de 1,9% de aumento salarial apresentada na última reunião negocial pela administração da Autoeuropa, cujo grupo (a Volkswagen) apresentou lucros de mais de 11 mil milhões de euros só nos primeiros 9 meses de 2023, é «arrastar as negociações e aumentar a exploração dos trabalhadores», refere nota do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (Site Sul/ CGTP-IN).

Face aos resultados obtidos pela empresa e divulgados pela Autoeuropa, este tipo de propostas «constitui uma enorme afronta aos trabalhadores». Mesmo que, noutros aspectos, se verifique uma melhoria, como é o caso do valor do pagamento do trabalho extraordinário, «não podemos esquecer que o descanso compensatório é um direito do trabalhador, direito que a administração se limita a converter em dinheiro, como aliciante», perante a total falta de adesão dos trabalhadores a este sistema.

Não podemos esquecer que também em empresas que trabalham directamente para a Autoeuropa, como a VANPRO, SAS, BENTLER e outras, estão a ser discutidos, pelos sindicatos e trabalhadores, os Cadernos Reivindicativos. Até ao momento,  onde as respectivas Administrações seos patrões destas empresas têm-se escudado «na inércia da administração da VW Autoeuropa, aumentando assim o descontentamento no seio dos trabalhadores, levando a um sentimento de injustiça e impaciência».

«O SITE Sul reafirma que é necessário o envolvimento directo dos trabalhadores na discussão colectiva das suas reivindicações e dos caminhos a tomar, para que estas ganhem a força necessária».

Em Dezembro, a Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas (Fiequimetal/CGTP) emitiu um pré-aviso de Greve ao trabalho extraordinário de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2024, «que qualquer trabalhador está abrangido e pode invocar».

SITE Sul está a recolher assinaturas para uma petição que exige o reconhecimento da laboração na Autoeuropa como trabalho de desgaste rápido

O sindicato, no comunicado enviado ao AbrilAbril e distribuído aos trabalhadores da empresa, denuncia ainda a intensificação dos ritmos de trabalho na Autoeuropa, por opção da empresa, «que levam a que centenas de trabalhadores tenham restrições e doenças profissionais». Este agravar das condições de trabalho ocorre durante o processo negocial.

o reconhecimento da laboração na Autoeuropa como trabalho de desgaste rápido é uma luta que o SITE Sul está a desenvolver junto dos trabalhadores da empresa, recolhendo as assinaturas no contacto directo dos delegados e dirigentes sindicais com os seus colegas.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui