Os acordos fechados em três empresas fornecedoras da Autoeuropa, com unidades de produção no Complexo Industrial da Volkswagen, em Palmela, são motivo de alento para a luta que está, neste momento, a ser travada por colegas da Teijin. Desde Abril, foi possível alcançar bons resultados na SMP, na Continental Lemmerz e na TENNECO, refere nota do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul/CGTP-IN).
Com a força da luta dos trabalhadores, a comissão sindical de negociação «conseguiu alcançar aumentos salariais no valor de 121,43 euros para 2025 e 100 Euros para 2026». assim como de «outras melhorias em diversas matérias que constavam no Caderno Reivindicativo» da SMP. Mais de 70% dos trabalhadores aceitaram, em plenário, estes aumentos.
Na Continental Lemmerz, do Grupo Continental, a comissão sindical alcançou «aumentos salariais de 3,5% com o mínimo de 65 Euros para todos os trabalhadores», assim com a «actualização do subsídio de refeição para o valor de 10,20 euros por dia», entre outros benefícios noutras matérias.
O caso da TENNECO é diferente. Por decisão do Grupo Volkswagen, a empresa, que produzia exclusivamente para a Autoeuropa, perdeu o concurso para o fornecimento de escapes para o novo modelo fabricado em Palmela, precipitando o encerramento da empresa.
Através da negociação, o SITE Sul assegurou o acesso dos trabalhadores «a uma formula de cálculo mais favorável, que inclui a integração do subsídio de turno para a obtenção do valor do salário médio, que servirá como base para o cálculo da indemnização por despedimento coletivo». Desta maneira, os cerca de 50 trabalhadores visados pelos despedimento colectivo vão receber um salário e meio por cada ano de serviço, «incluindo a totalidade da antiguidade de cada trabalhador».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui