|minas

ACT obriga Panasqueira a devolver cortes punitivos

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira anunciou que a ACT notificou a concessionária das minas da Panasqueira no sentido de corrigir a decisão de descontar nos salários o tempo do plenário.

Foto de Arquivo: Minas de Aljustrel
Foto de Arquivo: Minas de AljustrelCréditos / dinheiro vivo

Na sequência da recente denúncia feita pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM/CGTP-IN), a unidade da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) na Covilhã informou o sindicato de que notificou a Beralt Tin & Wolfram, multinacional que explora as minas da Panasqueira, para apurar as quantias em dívida e ressarcir os trabalhadores dos valores que lhes foram descontados, alegando a sua presença num plenário.

O sindicato tinha denunciado, no final de Março, que a administração tudo tinha feito para impedir a realização do plenário, tentando proibir a sua realização e chegando a ameaçar trabalhadores que não poderiam ir trabalhar caso marcassem presença nas sessões.

O STIM, que considerou este corte salarial como uma penalização dos trabalhadores, vai aguardar pelo pagamento das quantias em dívida no vencimento deste mês.

Tópico