|CRP

Os 50 anos da Constituição da República e a acção do Marechal Costa Gomes

Um grupo de cidadãos constituiu-se em comissão organizadora de uma iniciativa para assinalar os 50 anos da promulgação da Constituição da República e o papel desempenhado pelo Marechal Costa Gomes.

Início da última sessão da Assembleia Constituinte, Lisboa, em 2 de Abril de 1976. Eleita em 25 de Abril de 1975 para aprovar a Constituição saída da Revolução Portuguesa de 25 abril de 1974, foi dissolvida com a aprovação da Constituição da República Portuguesa Portuguesa.
CréditosLuís Vasconcelos / Agência Lusa

Uma decisão que resulta, segundo os promotores, da percepção de que pouco ou nenhum relevo tem sido dado à data de promulgação da Constituição da República Portuguesa, e ao contexto e importância desse momento na nossa história contemporânea recente.

Nesse sentido, um grupo de cidadãos, constituído pelos coronéis Batista Alves e Borges Correia, pelos comandantes Caldeira Santos, Henrique Mendonça e Manuel Begonha, e pelos majores-generais Costa Neves e Jorge Aires, decidiu constituir-se em comissão organizadora de uma iniciativa a realizar no próximo dia 2 de Abril, em Lisboa, para assinalar os 50 anos da promulgação da Constituição da República Portuguesa (1976 - 2026) e o papel desempenhado pelo então general Costa Gomes no acto e na forma de que essa promulgação se revestiu.

A referida comissão organizadora afirma que se trata de uma iniciativa de cidadãos e que, oportunamente, publicará um Apelo subscrito a convite por organizações, ficando posteriormente aberto à subscrição de quem o entender fazer.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui