Há «muitas razões» para os cerca de 100 mil trabalhadores de empresas de trabalho temporário e outsorcing, que prestam serviços em call centers, backoffice e lojas, «não desistirem da luta» que têm vindo a travar, considera o Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisuais (Sinttav/CGTP-IN), em comunicado a que o AbrilAbril teve acesso. Estes trabalhadores prestam serviço, explica o sindicato, para operadores de telecomunicação e serviços da esfera do Estado.
O Sinttav destaca a prática generalizada de pagamento de salário mínimo, não valorizando a «prestação do trabalho altamente qualificado», a prevalência de horários desregulados que não permitem «organizar a vida pessoal e familiar», contratos precários para trabalhadores que «deviam ser efectivos a justificar trabalho permanente» e a prestação de trabalhos «extremamente desgastante» alicerçado em «muita pressão e assédio». A própria existência deste tipo de trabalho, temporário e outsourcing, é em si um factor de desvalorização dos trabalhadores, perante uma «ausência de contratação colectiva para valorizar as carreiras profissionais».
A greve convocada por este sindicato, com o objectivo de denunciar as situações tenebrosas em que vivem muitas dezenas de milhares de trabalhadores, tem início às 00h do dia 20 de Dezembro, prolongando-se até às 24h do dia 7 de Janeiro de 2026. São abrangidas dezenas de empresas deste sector, já tendo o pré-aviso de greve sindo entregue e comunicado às entidade patronais.
São abrangidas as empresas: Adecco Prestação de Serviços; Adecco Recursos Humanos; Armatis lc Atlantic S.A.; ARMATIS LC PORTUGAL; Bouygues Telecom; Cepcom; Cloudflare Portugal; COMPANEO; CONCENTRIX; ETCP; Foundever; GIETT; GISERVICES; HEADING; Intelcia Portugal Inshore; Intelcia Portugal, Unipessoal; KNOWER; Lusotemp; Manpower Portugal; Manpower Talent Based Outsourcing; MMCI; Mobile World; Multipessoal; Multitempo; My Phone; Nossa Fibra; PATREON; Processos CB; Proezahercúlea; Randstad II - Prestação de Serviços, Lda.; Randstad Recursos Humanos; REDITUS; RH Mais; RH PORTUGAL; SECTOR INTERACTIVO; SIBS; SISQUAL; SUI GEST; Synchro; TALENTER; Techinfor; Tempo Team - Recursos Humanos; THE BRIDGE; Time Frame Portugal; TLCI; Totemic; Transcom Portugal; Vertente Humana; WITHUS.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui
