|greve

Bares dos comboios da CP voltam a parar esta semana

Sindicato acusa a nova concessionária de incumprimento do Acordo de Empresa em vigor. Os trabalhadores dos bares dos Alfa e Intercidades estarão em greve esta quinta e sexta-feira.  

Concentração dos trabalhadores da Itau no bares dos comboios da CP, em greve pela aplicação integral do Acordo de Empresa, no Porto. Em Lisboa, os trabalhadores concentraram-se à porta da sede da Itau. 20 de Maio de 2025 
Créditos / Sindicato de Hotelaria do Norte

No anúncio feito esta terça-feira, através de comunicado, o Sindicato de Hotelaria do Norte (SHN/CGTP-IN) assume que a posição da Itau é «uma afronta» aos trabalhadores que durante muitos anos lutaram pela melhoria das suas condições de vida e de trabalho.

A estrutura sindical, que convocou a paralisação para os dias 6 e 7 de Novembro, com vigílias junto à Estação de Campanhã, no Porto, admite que a nova concessionária dos bares dos comboios de longo curso, Alfa Pendular e Intercidades, «pode pagar os valores» do Acordo de Empresa (AE) de 2025 e «respeitar, na íntegra», os direitos dos funcionários. Com a paralisação desta semana, os trabalhadores reclamam o cumprimento do AE, designadamente escalas que respeitem a carga horária de 8 horas diárias e de 35 horas semanais, bem como o pagamento do trabalho ao sábado e domingo, com um acréscimo de 25%. 

Entre as matérias que constam do AE, e que os trabalhadores querem ver implementadas, está também o pagamento do subsídio de refeição diário de 11,50 e 13 euros, e das diuturnidades, no valor de 20 euros cada.  

Esta é a terceira concessão do serviço de bares dos comboios da CP em dois anos. A Itau substituiu a Newrail em Abril deste ano. Pouco tempo depois, foi convocada uma greve, com o sindicato a denunciar a recusa da concessionária, uma das principais empresas do sector da alimentação colectiva em Portugal, em aceitar o Acordo de Empresa em vigor (à excepção dos salários).

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui