No início de 2023, a então concessionária do serviço de bares dos comboios da CP, Apeadeiro 2020, não pagou alguns meses de salário, provocando uma greve por tempo indeterminado que se arrastou ao longo de várias semanas (incluíndo uma vigília, 24 horas sobre 24 horas, que durou mais de 2 semanas, à porta da estação de Santa Apolónia). No final, os mais de 130 trabalhadores forçaram o Governo PS a romper o contrato.
A Newrail assumiu funções pouco depois, no Verão de 2023, mas a situação não melhorou. Em Setembro, os trabalhadores foram forçados a voltar à greve, contestando a recusa da empresa em pagar os salários em atraso, como tinha ficado estipulado no concurso realizado pela CP (que já tinha, inclusive, entregue à Newrail o dinheiro para o fazer). Mais uma volta, mais uma vitória, a que se somou, em Janeiro de 2025, um Acordo de Empresa que aumentava salários e outros direitos.
A Itau substituiu a Newrail em Abril de 2025 e, poucas semanas depois, o Sindicato de Hotelaria do Norte (SHN/CGTP-IN) convocou uma greve para os dias 1, 2 e 3 de Maio. Em causa está, segundo o sindicato, a recusa da concessionária, uma das principais empresas do sector da alimentação colectiva em Portugal, em aceitar o Acordo de Empresa em vigor (à excepção dos salários).
«A posição da Itau é ilegal e uma afronta aos trabalhadores que justamente lutaram durante muitos anos pela melhoria das suas condições de vida e de trabalho », considera o SHN, em comunicado enviado ao AbrilAbril. Em greve, os trabalhadores exigem «respeito» pelos direitos dos trabalhadores e o cumprimento integral do Acordo de Empresa, nomeadamente «a carga horária de 8 horas diárias e de 35 horas semanais», um acréscimo de 25% no trabalho ao sábado e domingo, um «subsídio de refeição diário» de 11,50 e 13 euros, diuturnidade de 20 euros e o «pagamento dos prémios de responsabilidade e subsídio de transporte».
A acção de luta não se prende necessariamente com um conjunto de reivindicações mas sim, pelo contrário, pela concretização do que já foi conquistado. «Os trabalhadores não aceitam que os lucros da Itau durante a vigência da concessão das cafetarias e bares dos comboios de longo curso da CP sejam feitos à custa da redução dos seus já baixos rendimentos», afirma o Sindicato de Hotelaria do Sul (SHS/CGTP-IN).
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui