O PSD obteve o maior número de câmaras municipais, numas eleições com uma abstenção a rondar os 40%, conquistando os municípios de Lisboa e Porto, entre outros.
Quanto aos socialistas, perderam vários municípios, apesar de ter conquistado Coimbra e Viseu, e passam a segunda força política autárquica.
A CDU, cujos resultados apontam para uma redução da sua expressão eleitoral, apesar de ter perdido Évora e Setúbal venceu em 12 municípios, dos quais quatro são novas maiorias (Mora, Sines, Montemor-o-Novo e Aljustrel), confirmando as reais possibilidades da coligação de reconquistar autarquias. Entretanto, num quadro de maior dispersão de forças políticas, algumas das quais sem qualquer percurso autárquico, não se confirmaram os vaticínios mais pessimistas sobre o inevitável sentido de perda da CDU.
Por outro lado, o CH ficou muito aquém das expectativas do seu líder, e de alguns opinadores, quanto à conquista de câmaras municipais, ganhando apenas em 3 municípios.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui