Pinarayi Vijayan, ministro-chefe do estado no extremo Sul da Índia, inaugurou este sábado duas torres residenciais em Thuruthy (Cochim), que vão albergar 394 famílias que residiam em barracas ao longo do canal Kalvathy-Rameshwaram.
O projecto, executado conjuntamente pelo Município de Cochim e a empresa Cochin Smart Mission Ltd (CSML), está a ser apontado como um modelo para iniciativas de reabilitação, permitindo que as famílias até agora residentes nos bairros degradados de Kalvathy, Koncheri e Thuruthy passem a viver em apartamentos modernos.
Discursando na cerimónia de inauguração, Pinarayi Vijayan – do governo da Frente Democrática de Esquerda, liderada pelo Partido Comunista da Índia (Marxista) – sublinhou que, quando o executivo estadual propôs habitação para todos, muitos pensaram que era uma ideia impossível. «Apesar das objecções, o governo avançou e concluiu o projecto», disse, citado pelo portal deshabhimani.com.
O ministro-chefe de Kerala acrescentou que, no distrito de Ernakulam (onde se situa Cochim), já foram atribuídas casas a 33 mil das 40 mil famílias candidatas. Outras 6000 casas estão a ser construídas.
Habitação, um direito fundamental
«A habitação é um direito fundamental. Projectos como o de Thuruthy comprovam que o objectivo de uma Kerala sem sem-abrigo não é um sonho, mas uma realidade em construção», frisou, citado por The New Indian Express.
Pinarayi Vijayan lembrou ainda que o projecto já tinha sido aprovado em 2013 mas que só saiu do papel quando a actual administração municipal de Cochim, liderada pelo comunista M. Anil Kumar, assumiu o poder, após as eleições municipais de 2020.
Neste sentido, criticou aqueles que se opuseram aos programas sociais, «porque nunca defenderam os pobres».
Os complexos residenciais agora inaugurados incluem duas torres, uma de 11 andares, com 199 apartamentos e 14 lojas, e outra de 13 andares, com 195 apartamentos e 18 lojas. Cada apartamento inclui uma sala de estar e de jantar, um quarto, uma cozinha, duas casas de banho e uma varanda.
O complexo inclui painéis solares, áreas de estacionamento e uma unidade de tratamento de esgotos, informou o ministro-chefe comunista na sua conta de Twitter (X), referindo-se ao projecto como um «verdadeiro exemplo do Modelo de Kerala» – um estado onde «toda a gente merece uma casa segura».
Pinarayi Vijayan afirmou ainda que, desta forma, «Kerala está a dar passos gigantes para um futuro livre de pessoas sem habitação».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui