|Índia

Kerala continua a construir casas para as comunidades piscatórias

O governo da Frente Democrática de Esquerda inaugurou um complexo habitacional para 114 famílias até agora residentes em zonas afectadas pela erosão costeira, visando garantir-lhes habitação segura.

Complexo habitacional QSS Neelima, em Pallithottam (município de Kollam, Kerala), agora inaugurado 
Créditos / @pinarayivijayan

A propósito da inauguração, esta semana, do complexo habitacional de QSS Neelima, em Pallithottam (município de Kollam), o ministro-chefe do estado de Kerala, Pinarayi Vijayan, sublinhou que foi construído ao abrigo do programa Punargeham, com o qual o executivo comunista pretende apoiar comunidades vulneráveis, sobretudo famílias de pescadores, que vivem em zonas atingidas pela erosão costeira.

Ao abrigo deste projecto, lançado em 2020, o governo da Frente Democrática de Esquerda tinha entregado casas a mais de 1100 famílias, em Março deste ano – momento em que outras 1100 estavam em várias fases de construção.

Referindo-se à inauguração do complexo habitacional do QSS Neelima e à entrega das chaves às famílias, Pinarayi Vijayan sublinhou a importância de «garantir habitação segura a comunidades piscatórias que actualmente vivem a 50 metros da costa».

114 famílias de pescadores foram beneficiadas com as novas casas / @pinarayivijayan

A construção do complexo de apartamentos – após a demolição de um conjunto de edifícios em mau estado – fora já decidida em 2018 e teve início em 2020, envolvendo fundos estaduais e da Câmara Municipal de Kollam (onde também governa a Frente Democrática de Esquerda).

Os fundos envolvidos, explica The Hindu, destinaram-se à construção e também à parte das infra-estruturas (como electricidade, saneamento, água), de modo que os apartamentos estivessem prontos a habitar com todas as garantias.

Alimentação, habitação, saúde e educação devem ser para todos

Ao entregar as chaves de 320 apartamentos, em Fevereiro deste ano, a famílias de pescadores em Mathippuram, o ministro-chefe de Kerala e membro do Partido Comunista da Índia – Marxista destacou a abordagem do seu governo ao desenvolvimento no estado no Sul da Índia.

Nesse sentido, referiu-se ao LIFE Mission, projecto do governo de Kerala que visa construir casas para pessoas sem habitação, recorrendo a fundos estaduais e do governo central.

Projectos como este, «que visa garantir habitação para os sem-abrigo, fazem parte desta visão. Na terceira fase, o governo deu prioridade à reabilitação dos sem-terra, garantindo-lhes alojamento. O governo defende que alimentação, habitação, saúde e educação devem estar disponíveis para todos», disse então Pinarayi Vijayan.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui