Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Arsenal do Alfeite

Arsenal do Alfeite necessita «urgentemente» de novos trabalhadores

O alerta é da Comissão de Trabalhadores do Arsenal do Alfeite, que desde a transformação em sociedade anónima perdeu 219 trabalhadores. Os 42 novos, previstos desde 2017, já não são suficientes.

Trabalhadores denunciam que a situação «está a comprometer a indispensável modernização e o desenvolvimento do único estaleiro naval público em Portugal»
Os trabalhadores do Arsenal do Alfeite anunciam que brevemente irão dinamizar novas acções de lutaCréditos / Arsenal do Alfeite

É com «grande preocupação» que a Comissão de Trabalhadores do Arsenal do Alfeite reage novamente ao atraso na admissão de 42 trabalhadores. O processo foi iniciado em 2017 mas continua a aguardar a autorização do Ministério das Finanças.

Os trabalhadores alertam num comunicado que, enquanto concessionário do serviço público da actividade construção, manutenção e de reparação dos navios, sistemas de armamento e de equipamentos militares, o Estaleiro Arsenal do Alfeite «necessita urgentemente» de novos trabalhadores para conseguir honrar o contrato de serviço público com o Estado. 

A Comissão de Trabalhadores denuncia que, desde o dia 1 de Setembro de 2009, data da passagem do Arsenal do Alfeite a sociedade anónima e em que saíram «metade dos trabalhadores do Estaleiro», a evolução «tem sido sempre a descer». 

«Numa década perdemos 219 trabalhadores, estando previsto para este ano a saída de mais um número muito significativo de trabalhadores para a aposentação», por isso, frisa, «neste momento os 42 trabalhadores já não são suficientes». À falta de pessoal soma-se a idade cada vez mais avançada dos profissionais ao serviço. Em Dezembro de 2017, cerca de 400 trabalhadores tinham entre 40 e 64 anos.

No entender da comissão, é «urgente» assegurar a passagem do conhecimento, tendo em conta que o Arsenal do Alfeite é único no País, «não existindo trabalhadores nem escolas que detenham os conhecimentos dos trabalhadores deste estaleiro com 80 anos de experiência».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui